P das pombas e de Al-Pal-Omar. O do olhar atento da Nossa Senhora da Estrela. M, do mar, dos mergulhos na Praia do Osso da Baleia e das memórias. B, da beleza profunda dos pinheiros e da natureza. A, da cabeleira do Marquês de Pombal. L, das lendas do castelo templário.
O conceito pode parecer infantilizado, mas na verdade é bastante ousado, e onde cada letra conta uma história: a história de Pombal. Foca-se na particularidade, mas é o conjunto que lhe dá vida. Está apresentada a nova marca: ‘Pombal. Centro Natural de Portugal’.
A marca, apresentada na passada terça-feira (16), surge na sequência da implementação do Plano de Acção Estratégico “Pombal 2030”, com o qual está alinhada, e foi criada pela Ivity Brand Corp, o bastião das marcas em Portugal, fundada e presidida por Carlos Coelho.
Segundo o responsável, a nova marca pretende “recontar um pouco da história de Pombal: uma história muito sedutora, que precisa de ser contada” e que carece de contrariar a ideia de que o território é apenas conhecido como um “ponto de passagem”, por estar “entre o Porto e Lisboa e por ter as festas do Bodo no mês de Julho”. Com o novo conceito, “queremos ser uma marca central”, que desafia a “mostrar Pombal ao país e ao Mundo”, mas acima de tudo “a quem aqui vive” e “relacionar a natureza global com as pessoas que cá vivem e contar esta história, que está escrita nas pedras, que está escrita nas memórias e que temos que reescrever para as poder partilhar: para conseguir que os outros a percebam”.
Para Carlos Coelho, o objectivo na criação desta nova marca passa por mostrar a centralidade do concelho, onde os visitantes consigam afirmar que “todos os caminhos vão dar a Pombal” e, ainda posicionar “a cidade do Marquês à escala central”, dando destaque a todo o património. Afinal, por ali, “temos natureza, história, cultura, geografia e economia”.
Durante o evento, o presidente da Câmara Municipal de Pombal considerou tratar-se de um “momento único, histórico e inesquecível” para a cidade e para o concelho. Destacando que “esta nova marca é muito mais que um logotipo ou uma imagem que podia ter cores ou formas diferentes, mas quando percebemos o que está por detrás de cada uma destas letras, percebemos a essência do território e da comunidade, e é isso que queremos”.
Pedro Pimpão acredita que a nova marca “identifica Pombal como um território naturalmente aberto, acolhedor e surpreendente para todos os que cá vivem, visitam e empreendem” e que permite posicioná-lo “no Centro Natural de Portugal”. Desta forma, Pombal apresenta-se como “uma marca Central da Natureza de Portugal. Da natureza geográfica, cultural e histórica. Do passado e do presente, da actualidade e da qualidade de vida. E do futuro”, remata.
Presente no evento, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, aproveitou a ocasião para reconhecer a importância das marcas de forma a alcançar notoriedade e reforçar a atractividade territorial, sendo que “as marcas já não estão só nas empresas”, sendo “decisivas para os territórios”. Marcas essas que “precisam de dizer a verdade” e de “comunicar com a emoção”.
A iniciativa contou, ainda, com a presença do director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria, Sérgio Leandro, e de Paulo Santos, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Uma sessão onde estiveram também o presidente e vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida e Jorge Sampaio, respectivamente.
O desenvolvimento da nova imagem e marca custou ao município pombalense 55.280 euros.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
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