Charlie Chaplin, Buster Keaton e Segundo de Chomón são os autores do cinema mudo que se vai poder revisitar esta sexta-feira, pelas 21.30, ao Auditório ao Ar Livre, junto à Praça da República, em Penela, acompanhados de música ao vivo.
Criado pela Companhia da Chanca, o Cinechanca leva a este espaço um espectáculo em que dois músicos, André Louro no piano e Fernando Miguel Oliveira na bateria, acompanham, ao vivo, as imagens icónicas de três curtas-metragens do início do século XX. A entrada é livre.
Este cine-concerto repete agora em Penela, depois de ter passado pelas aldeias de Fetais Cimeiros (19 de Julho) e São Sebastião (21 de Julho), ambas no concelho de Penela, no âmbito do ciclo de programação Dentro da Casa, À Beira da Aldeia (DCBA), com “excelente receptividade do público”, admite a organização.
O DCBA fará uma pausa e regressa, numa segunda fase, com a performer e coreógrafa Carlota Lagido, que apresenta a 31 de Agosto o espectáculo Atlas. Carlota Lagido tem uma carreira de mais de 25 anos, iniciada no movimento da Nova Dança Portuguesa, e trabalhou com nomes como Vera Mantero ou Francisco Camacho. Criou em 2021, em Alfafar, a associação Lugar do Meio — Centro de Experimentação e Criação Artística, onde será apresentada a sua instalação-performance.
Para encerrar o DCBA 2024, o clown belga Joseph Collard apresenta, de 18 a 22 de Setembro, o espectáculo Zic-zag. Collard foi artista do Cirque du Soleil e o seu espectáculo a solo já correu a Europa, Canadá, Brasil e Japão. Aos 70 anos, Collard é reconhecido como um mestre do humor visual. O seu espectáculo visitará várias instituições e freguesias do concelho de Penela.
Na sua 4.ª edição, o ciclo de programação DCBA é uma produção da Companhia da Chanca, com co-produção da Casa Família Oliveira Guimarães, e tem o apoio da República Portuguesa, Direcção-Geral das Artes, Município de Penela, freguesias do concelho e Antena 2. Com esta iniciativa, a Companhia da Chanca pretende proporcionar às populações de territórios de baixa densidade a fruição de obras de arte contemporânea e experiências artísticas democráticas.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM