A Casa Municipal de Cultura de Alvaiázere foi palco da sessão de encerramento do projecto ‘MyPolis’, que envolveu cerca de meia centena de alunos dos 10.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira numa iniciativa voltada para a inovação e participação cívica dos jovens.
Ouvir os jovens, estimulando uma participação activa na vida política local, permitindo aos estudantes pensar no concelho e apresentar ideias inovadoras para Alvaiázere, expressando as necessidades e aspirações das camadas mais jovens da população, constituíram o mote do projecto.
A MyPolis é uma associação de impacto que tem vindo a desenvolver projectos em parceria com autarquias, escolas e organizações da sociedade civil em todo o país, com o intuito de fortalecer os valores democráticos e a participação activa dos jovens na sociedade.
Este projecto, inserido nas comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e intitulado “50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens”, assume-se como um veículo fundamental na educação para a cidadania e o desenvolvimento local.
Os estudantes apresentaram ideias para revitalizar Alvaiázere numa simulação de Assembleia Municipal, onde dialogaram directamente com o presidente da Câmara Municipal de e vereadores com pelouros atribuídos.
A autarquia realça que o projecto, “pioneiro na dinâmica do concelho”, destacou a importância da participação jovem na definição de políticas públicas, “demonstrando o compromisso dos representantes municipais em considerar as perspectivas dos jovens”.
“Acreditamos que ao envolver os jovens locais na construção e no diálogo com os seus representantes políticos, estamos a fortalecer os alicerces da democracia local e a garantir um futuro mais participativo e inclusivo para a nossa comunidade”, salientou o presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM