18 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Festa da Amizade e Feira de Artesanato atraem a Santiago da Guarda

9 de Julho 2024

Aqueles que são os mais emblemáticos festejos da freguesia de Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, estão de regresso entre os dias 18 e 21 de Julho. Organizada pelo Centro de Amizade e Animação de Santiago da Guarda (CAAS), com o apoio da Junta de Freguesia local, a Festa da Amizade continua a assumir-se como uma bandeira da dinâmica local, unindo um conjunto de actividades culturais, etnográficas, desportivas e recreativas.

De acordo com a organização, “contamos com um cartaz diversificado e atractivo que assenta na diferenciação ano após ano”. Com um programa distinto e variado, vale apena destacar, desde logo, o já tradicional Festival de Folclore que contará com a participação de grupos locais, nacionais e estrangeiros, numa mostra que reflecte bem aquela que é a natureza umbilical do CAAS com as tradições e cultura da região. O evento conta ainda com espectáculos diversos que irão ocorrendo ao longo dos vários dias.

Desta forma, pelo palco das tradicionais Festas da Amizade, vão passar artistas como Presságio (18), Só Ritmo (19), Costa Verde (20), Mico da Câmara Pereira (20) e a Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense.

Sem esquecer a bijuteria, os acessórios, calçado, pintura, bordados, tapeçaria, cestaria ou peças de decoração confeccionadas em materiais tão diferentes e originais como cortiça, vime, madeira, barro, pedra, pele, tecido ou vidro que se podem ver e adquirir na Feira de Artesanato. Inserido no âmbito das Festas da Amizade, para a noite de sexta-feira (19) está prevista a realização da primeira edição da “Amizade Néon Run”, uma prova que pode ser realizada “a correr ou a caminhar”, e que promete “proporcionar uma experiência inesquecível cheia de cores fotoluminescentes e luminescentes”. Ainda na vertente desportiva, está prevista a terceira demonstração em pista de obstáculos Rotta da Amizade, que se realiza na tarde de sábado (20) e a sexta edição da demonstração de Freestyle, com Paulo Martinho, na tarde de domingo (21).

A organização da Feira de Artesanato e Festa da Amizade, que “é assim designada desde o final dos anos oitenta”, tem sido da responsabilidade do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, instituição de cariz social, cultural, recreativo e desportivo, conta ainda com o apoio da Freguesia de Santiago da Guarda e do Município de Ansião. Sendo que “a Freguesia colabora na organização e montagem da Feira de Artesanato e o município colabora financeiramente e com a cedência dos Stands de exposição e grades de segurança”, ressalva a organização.

Sendo que o evento vai já na 30.ª edição, a organização acredita que que “o segredo [para o sucesso] passa pela forma tão característica como recebemos artesãos e visitantes: as pessoas sabem que ao visitar esta feira são sempre recebidas de braços abertos e com muita simpatia”, sem esquecer o contributo “fundamental de mais de uma centena de voluntários que dão corpo a toda a festa”.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM