12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Construção de acesso desnivelado ao parque empresarial do Camporês arranca em Agosto

1 de Julho 2024

A construção do acesso desnivelado do Itinerário Complementar (IC) 8 ao Parque Empresarial do Camporês, em Ansião, distrito de Leiria, vai arrancar em Agosto, revelou hoje à agência Lusa a Infraestruturas de Portugal.

Segundo a empresa, a empreitada, de cerca de 4,7 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias, já foi adjudicada, prevendo-se o seu início em Agosto.

Ainda de acordo com Infraestruturas de Portugal, para a execução da obra está prevista a expropriação de 25 parcelas, com a área global de 34.847 metros quadrados e um valor de cerca de 750 mil euros, sendo que os terrenos ficam disponíveis até ao final do mês.

A obra é financiada em 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O concurso público para o acesso desnivelado do IC8 ao Parque Empresarial do Camporês foi publicado em Diário da República em 27 de Abril de 2023, com um preço base de 7,5 milhões de euros, tendo fonte da Infraestruturas de Portugal adiantado nessa data que as obras estavam previstas iniciar até ao final desse ano.

Segundo o concurso, o investimento contempla a melhoria das acessibilidades ao parque empresarial e consiste na transformação da atual ligação ao parque, entre os quilómetros 65+600 e 66+800, de cruzamento de nível em nó desnivelado.

Numa informação enviada à Lusa em Março de 2021, quando foi lançado o concurso público para a elaboração do projecto de execução, a empresa explicou que este visava “a criação de um acesso desnivelado da actual intersecção do IC8, criando uma ligação mais eficiente e segura, de e para o Parque Empresarial do Camporês”.

“A concretização deste acesso irá assegurar às empresas ali instaladas um acesso directo e mais rápido ao IC8, que se constitui como um importante eixo rodoviário transversal ao país”, ligando o litoral, pela auto-estrada A17 na Figueira da Foz, à zona de fronteira com Espanha através auto-estrada A23.

Esta intervenção integra o Programa Nacional de Investimentos 2030 e tem como objectivo o desenvolvimento da segunda fase do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, de melhoria das acessibilidades rodoviárias às zonas industriais e áreas empresariais, para o reforço da competitividade das empresas, o aumento das exportações e potenciar a criação de emprego nestas regiões.

A criação de um acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês e a requalificação do IC8 têm sido objecto de várias recomendações por parte de diversos partidos na Assembleia da República.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM