13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Terras de Sicó com três milhões de euros para projetos no mundo rural

6 de Junho 2024

A Associação Terras de Sicó vai ter três milhões de euros para comparticipar projectos a desenvolver no mundo rural, disse à agência Lusa o presidente da associação, Pedro Pimpão.

“Houve uma candidatura para ver se os GAL [Grupo de Acção Local] tinham condições para integrar este ciclo de financiamento, sendo que o GAL Terras de Sicó foi um dos contemplados, fruto do nosso histórico”, afirmou Pedro Pimpão, também presidente da Câmara de Pombal.

O autarca adiantou que a Terras de Sicó conseguiu ser bem-sucedida e foi-lhe atribuída uma verba de cerca de três milhões de euros do Portugal 2030.

“Agora vamos apresentar um plano de implementação e, dentro das várias tipologias, fazer a alocação dessa verba”, referiu.

Entre as cinco tipologias estão pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular, assim como na exploração agrícola, e investimentos em diversificação, comércio e serviços associados.

Acrescem as áreas da inovação na comercialização, cadeias curtas e mercados locais, e conservação e valorização do património rural, natural, cultural e gastronómico (incluindo aldeias inteligentes).

“Os pequenos empresários, os pequenos agricultores, os produtores locais podem ter comparticipação nos investimentos que pretendam realizar nas suas actividades”, declarou Pedro Pimpão.

Realçando tratar-se de uma medida muito importante, pois havia receio de que os GAL fossem preteridos deste apoio à economia local a favor de outras entidades, o responsável da Terras de Sicó destacou que esta associação, como outros GAL, têm uma tradição de apoio ao mundo rural e à economia local.

“Este reconhecimento é muito importante do papel de proximidade à economia local que os GAL têm”.

A Terras de Sicó é uma associação de desenvolvimento criada em 1995. Engloba os municípios de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, nos distritos de Leiria e Coimbra, em torno do maciço da serra de Sicó, com uma área aproximada de 1.500 quilómetros quadrados.

Numa nota de imprensa, na qual anunciou que disponibilizará três milhões de euros de despesa pública para o próximo período de programação no apoio à estratégia de desenvolvimento local, a Terras de Sicó acrescentou que “apresentará publicamente em tempo útil o plano de implementação e disponibilizará a sua equipa técnica para em proximidade e cooperação directa com os beneficiários se constitua enquanto elemento facilitador do célere acesso a estas ajudas”.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM