No âmbito do programa Eco-Escolas, em Fevereiro de 2023, a Escola Básica de Soure inscreveu-se no projecto “Eco-Trilhos Eco-Escolas”, que no ano lectivo em curso tinha como tema a água. O referido projecto pretende motivar para o conhecimento do território dentro ou próximo da escola, incentivando à criação de trilhos que, através da sugestão de experiências e actividades, dêem a conhecer características ambientais e de sustentabilidade desses mesmos percursos, nomeadamente o seu património natural e cultural.
Neste contexto, alunos, professores e encarregados de educação uniram esforços na criação de um percurso na área da vila, que inclui 16 pontos de interesse, dos quais cinco são pontos de actividade, designado “Eco-Trilho dos Rios de Soure”. Além dos objectivos inerentes ao projecto, a iniciativa tem também como propósito alertar e consciencializar a população para as questões ambientais e do impacto que a acção humana na natureza, bem como suscitar a reflexão sobre como se pode minimizar esse impacto.
O projecto permite, ainda, estimular a prática de actividade física e o contacto com a natureza, tendo o Município de Soure investido na aquisição de sinalética própria para ser colocada em vários pontos do trajecto, que contribuem para enriquecer a experiência do utilizador.
Para além do contexto escolar, o percurso e a exploração digital também está disponível a qualquer cidadão ou turista, permitindo procurar o que está a ver e aprofundar a experiência.
No futuro, a autarquia pretende, junto da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, homologar o trilho que foi inaugurado na passada quarta-feira (19).
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM