12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Região de Coimbra vai envolver os jovens na construção de políticas públicas

28 de Junho 2024

A Rede da Juventude da Região de Coimbra (RIJRC), criada pela comunidade intermunicipal, vai envolver os jovens na construção de políticas públicas.

A reunião de arranque aconteceu na quarta-feira, servindo “como ponto de partida para um esforço colectivo de envolver os jovens na construção de políticas públicas que atendam às suas necessidades e aspirações”, disse a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em nota de imprensa enviada hoje à agência Lusa.

Segundo o comunicado, a Rede vai colaborar na definição e coordenação das políticas municipais de juventude, especialmente nas áreas de emprego e formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e acção social.

Além disso, assegurará a representação de entidades públicas e privadas que trabalham com a juventude, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento dos indicadores económicos, sociais e culturais relativos a este grupo.

A RIJRC promoverá ainda debates sobre as necessidades da população jovem na região, divulgará trabalhos de investigação sobre o tema e promoverá iniciativas intermunicipais voltadas para a juventude, incentivando e apoiando a actividade associativa juvenil e estimulando a colaboração entre as associações juvenis e outras entidades no seu âmbito de actuação.

“A criação da RIJRC, que tem a coordenação da CIM Região de Coimbra, é vista como um passo importante para o desenvolvimento de uma cultura de participação dos jovens na região”.

A rede abrange os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

A RIJRC será composta por um representante de cada Conselho Municipal da Juventude da Região de Coimbra, regendo-se por um regulamento próprio.

As suas funções incluem a consulta, informação e apoio à implementação de políticas de juventude na região”.

LUSA


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM