17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal investe 4,6 milhões na requalificação da Escola Gualdim Pais

25 de Junho 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, assinou na passada sexta-feira (21), o contrato de financiamento relativo à requalificação da Escola Gualdim Pais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para um investimento superior a 4,6 milhões de euros.

O projecto prevê a requalificação do conjunto edificado que constitui a escola sede do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais de forma a comportar espaços que responsam às necessidades actuais da escola, e consequentemente adaptando-os aos critérios funcionais e de conforto, bem como à regulamentação legal aplicável.

Localizada na Charneca, periferia da cidade, a Escola Gualdim Pais foi um dos estabelecimentos de ensino transferidos para o município no âmbito da descentralização no domínio da Educação, passando a integrar a lista das escolas classificadas como “urgente” para reabilitação no âmbito do acordo sectorial de compromissos entre o Governo e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, no âmbito do PRR.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta é uma intervenção muito importante e necessária num edifício grande que alberga alunos do primeiro, segundo e terceiro ciclo”. Contudo, “infelizmente, a candidatura aprovada não considerou elegível o investimento nas salas do primeiro ciclo, algo que consideramos injusto e que vai implicar mais esforço financeiro municipal”, refere.

No entanto, Pedro Pimpão afirma que é dado “mais um passo muito importante no âmbito da nossa estratégia de requalificar todo o nosso parque escolar, assumindo como prioridade o sector da educação que é essencial na formação e qualificação das novas gerações.” “Com esta intervenção que vamos realizar cumprimos mais um compromisso que assumimos com a nossa comunidade”, vinca.

A cerimónia decorreu na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC Centro) e foi presidida pelo Ministro-adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro de Almeida.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM