17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Ilha tem novo centro urbano focado na prática desportiva

22 de Junho 2024

O presidente da Câmara Municipal de Pombal enalteceu a importância do desporto e da actividade física para a prevenção da saúde, como escola de valores, como formação para a vida e para o convívio e partilha. Pedro Pimpão falava durante a inauguração do Parque de Recreio e Desporto da Ilha, que decorreu a 15 de Junho, e contou com a presença do secretário de Estado do Desporto.

O recém-inaugurado espaço representa um investimento a meio milhão de euros e resulta da requalificação do centro urbano da Ilha, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, abrangendo uma área de 9.476 metros quadrados, junto ao centro escolar.

O projecto consistiu, essencialmente, na criação de espaços equipados para a prática de actividades recreativas e desportivas, criação de um parque infantil inclusivo e adequado aos vários escalões etários, assim como a criação de um parque de fitness de ar livre. Contemplou ainda a beneficiação das instalações desportivas existentes, designadamente o polidesportivo e o edifício de apoio/balneários.

Para o secretário de Estado do Desporto, Pedro Miguel Dias, “as instalações desportivas são um factor determinante para que possamos melhorar, de forma significativa, aquilo que são os indicadores que não nos orgulham, em termos da União Europeia”. Para isso, “precisamos muito deste tipo de iniciativas, que é planear, projectar, e construir equipamentos desportivos que estejam adequados a cada um dos contextos, que estejam no local certo”.

No seu ponto de vista, “isso aconteceu com esta requalificação, com a construção de um espaço multifuncional junto de uma escola, onde estão as crianças, onde têm um centro de dia, onde estão adultos”, e que “vai, seguramente, contribuir de forma decisiva para que as pessoas que aqui estão, de uma forma regular, a passar muitas horas do seu dia, criem hábitos de prática desportiva, e a serem activos”.

Reconhecendo o apoio que o Município atribuiu ao desporto, desde logo com a atribuição de 500 mil euros anuais para subsidiar a prática desportiva, o autarca pombalense realçou o “grande exemplo” do Grupo Desportivo da Ilha, o segundo clube do concelho com mais atletas inscritos, bem como o facto de Pombal ser palco de “grandes eventos desportivos” de ´varias modalidades.

Para Pedro Pimpão, “o desporto é estratégico para o desenvolvimento do concelho, para aumentar a nossa atractividade e para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas”, tendo realçado a importância do novo Parque de Recreio e Desporto, num investimento a rondar o 550 mil euros, que visa, essencialmente, “incentivar a fruição comunitária, juntar famílias e gerações em torno do bem-estar e da actividade física”.

Uma opinião corroborada pelo presidente da União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca. Reconhecendo tratar-se de um “dia feliz para a Ilha, para a União de Freguesias e para o concelho”, Gonçalo Ramos destacou a concretização daquele “projecto especial multifuncional” que disponibiliza novas valências a toda a comunidade, desde o parque infantil para as crianças, o circuito de manutenção para os seniores, sem esquecer os jovens.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM