12 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Vinália propõe fim-de-semana de festa em torno dos vinhos de Sicó

23 de Junho 2024

A XIV edição da Vinália, em Podentes, será palco para o 1.º Capítulo da recém-constituída Confraria dos Vinhos das Terras de Sicó, no próximo dia 30.

Na cerimónia capitular, que terá início a partir das 10h30, no Centro da Cultura e do Vinho das Terras de Sicó, serão entronizados os novos confrades, apadrinhados por membros de outras confrarias convidadas.

O evento substitui as jornadas temáticas de vitivinicultura que habitualmente marcam, a cada Vinália, a manhã de domingo.

O certame mantém, pelo terceiro ano, o formato de dois dias de realização (29 e 30 de Junho), numa aposta bem sucedida da Junta de Freguesia de Podentes e da Câmara Municipal de Penela, dando-lhe amplitude geográfica e atraindo mais visitantes, num “fim-de-semana de festa em torno dos vinhos Terras de Sicó”.

“A ideia em 2022 pegou muito bem e permite alargar o evento a outros lugares da freguesia, nomeadamente, a Alfafar, que pela proximidade ao IC3 “chama, sobretudo, pessoas de fora, reforçando o intuito da Vinália de promoção do território e dos vinhos Terras de Sicó”, refere a presidente da Junta de Podentes, Anabela Santos.

À semelhança da edição do ano passado, a Vinália arranca no sábado (29), centrada em Alfafar, com a Feira Sem Regras ‘Alfafeira’, dinamizada pela associação cultural e ambiental O Lugar do Meio, a partir das 9h00, na Rua da Escola.

À tarde, o sunset [pôr-do-sol] ‘Vinhos ao entardecer com música’ começa pelas 16h00, no requalificado Largo da Capela, e terá a degustação de vinhos certificados e petiscos regionais, com um DJ a animar os convivas tarde e noite fora, porque no mesmo local, a partir das 20h00, realiza-se o ‘Arraial Vínico’, onde não faltará a tradicional sardinha a fechar o mês dos Santos Populares, bem como outros petiscos.

Ainda no sábado, pelas 18h00, a associação O Lugar do Meio promove também uma caminhada performativa, denominada ‘Desenhar o Caminho’, por caminhos rurais de Alfafar.

No domingo (30), o dia de Vinália arranca igualmente no convívio com a natureza e a inauguração do ‘PR 3 Podentes Rota da Água’, um percurso homologado de nove quilómetros, pelo norte da freguesia, com partida e chegada a Podentes e passagem por Lagoa de Podentes, Alfafar e Casal da Azenha. A participação na caminhada, promovida pela Associação Caminheiros de Penela, é gratuita.

O Mercado da Agricultura Familiar e Tradicional abre bancas pelas 9h30 para expor e transaccionar os produtos endógenos da região, como o vinho, queijo, azeite, mel e nozes, além do artesanato.

Após a cerimónia capitular, realiza-se a entrega de prémios do VII Concurso de Vinhos do Produtor.

À tarde, o programa contempla a visita às adegas locais de produtores certificados (15h00), sob a temática ‘Visitar o presente para preparar o futuro’, animação de rua pelo grupo Salta Pocinhas, e às 18h00 um concerto musical pelo popular cantor Clemente.

“Temos vindo, ano após ano, a reforçar o orçamento, dentro do que nos é possível, e para este ano a Câmara de Penela também conseguiu subir um bocadinho o que nos ajuda e permite que esta união de esforços resulte muito bem”, salienta Anabela Santos a propósito da parceria entre a Junta de Freguesia e o Município para a organização do evento em Podentes, aldeia de vinhos Terras de Sicó. A autarca reforça ainda que a Vinália pretende ser também “um ponto de união entre todos os produtores da região de Sicó”.

A Junta de Freguesia de Podentes e a Câmara Municipal de Penela contam na organização do certame com os apoios da Associação Caminheiros de Penela, Vinisicó, Cooperativa Agrícola de Condeixa e Penela, ACR Podentes e O Lugar do Meio.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM