17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Governo reforça campanha de prevenção contra incêndios rurais com 750 mil euros

26 de Junho 2024

O Governo vai reforçar a campanha de prevenção contra incêndios rurais “Portugal Chama 2024” em 750 mil euros, mobilizados através do Fundo Ambiental, anunciou hoje em comunicado o Ministério do Ambiente e da Energia.

Segundo a nota divulgada, a verba destina-se a garantir a divulgação de um conjunto de anúncios na televisão, rádio e imprensa escrita da campanha “Portugal Chama”, com vista à sensibilização da população para o fenómeno dos incêndios rurais, que se repete todos os anos e com especial intensidade no Verão.

“Estes anúncios têm como temas as queimas e as queimadas, os comportamentos de risco e ainda o uso de maquinaria e equipamento”, lê-se no comunicado, que defende a alteração de comportamentos e a adopção de boas práticas.

A acção de divulgação é efectuada através do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e concebida pela Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que orienta a estratégia de comunicação sobre a prevenção.

“Os incêndios rurais têm um grande impacto ambiental. A prevenção, subjacente a esta campanha, visa a protecção dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade do ar, que podem ser gravemente afectados por eventos como os que atingem Portugal”, refere a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.

A governante salientou ainda a “importância de uma estratégia que proteja vidas, propriedades e o ambiente”, contribuindo dessa forma para diminuir a quantidade e o impacto dos incêndios rurais no país.

A estratégia “Portugal Chama” assenta em duas vertentes: a protecção de pessoas, bens e infra-estruturas, que está sob a égide da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC); e a gestão florestal, que é da competência do ICNF.

A campanha de prevenção nos meios de comunicação social abarca as duas áreas.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM