13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Dia da Freguesia mostra dinâmica das ‘Condeixas’

7 de Junho 2024

A segunda edição do ‘Dia da Freguesia’, dinamizado pela União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, vai ter mais um dia e mais espaço do que em 2023, para um vasto conjunto de actividades que inclui mostra de expositores, tasquinhas, artesanato, música e desporto, envolvendo associações, clubes e instituições locais.

O evento arranca hoje, sexta-feira (7), ao final da tarde, e prolonga-se até ao feriado da próxima segunda-feira (10), no recinto da Escola Secundária Fernando Namora, junto à GNR e ao pavilhão municipal.

“Como domingo é dia de eleições e na segunda-feira é feriado, optámos por aumentar em mais um dia o certame, e também como houve o interesse de mais associações em participar tivemos de aumentar o espaço onde o realizamos”, explica o autarca Paulo Simões.

A iniciativa pretende ser um ponto de encontro e de convívio da população das duas freguesias, bem como uma mostra do melhor que nelas se faz em matéria de associativismo e promoção social.

Mais de três dezenas de expositores vão mostrar a dinâmica associativa das ‘Condeixas’ e promover o artesanato e o comércio local.

“Além das associações e clubes, teremos stands para o artesanato, para os nossos produtos endógenos e para a venda de frutas e hortícolas, por exemplo”, refere o presidente daquela união de freguesias.

A gastronomia das tasquinhas estará por conta de 10 colectividades locais, constituindo uma forma de apoio às mesmas. “Cedemos o espaço para que possam trabalhar ao longo de quatro dias e usufruir do que venham a angariar para ajudar financeiramente no desenvolvimento anual das suas actividades e no excelente serviço que prestam à comunidade”, destaca Paulo Simões.

Ponto alto do programa é a homenagem, no Dia de Portugal, a cerca de quatro dezenas de antigos autarcas de freguesia. “Na primeira edição, homenageámos os presidentes de Junta do período democrático das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, e agora vamos prestar homenagem aos secretários, tesoureiros e vogais dos executivos dos últimos quase 48 anos”, salienta o actual líder da União, adiantando que no próximo ano a intenção é honrar todos os membros das assembleias de freguesia.

“Trata-se de um singelo agradecimento a quem serviu a comunidade e a causa pública com sentido de missão, muitas vezes em prejuízo da sua própria vida pessoal”, realça.

Programa para todas as idades

O certame abre portas hoje, pelas 19h00, funcionando as tasquinhas uma hora depois. A animação musical do primeiro dia estará entregue ao grupo Folhas de Pêssego (19h30), Os Red (22h00) e DJ Pedro Braga (01h00).

Amanhã (8), há gaiteiros no recinto a partir das 11h00 e a Praça da Alimentação estará aberta a partir das 12h00. À tarde (15h00) terá lugar diversas demonstrações de desportos praticados em Condeixa, como karaté, kickboxing, futsal e futebol. A noite será animada pelo grupo Sede Bandida e pelo DJ Pedro Miranda.

O domingo (9) começa com desporto e a 17.ª edição do Torneio Acreditar no Futsal, solidária iniciativa de Ricardo Ferreira Santos, organizada pela Academia de Desportos de Condeixa. Os escalões de formação estarão em campo a partir 9h00, no pavilhão municipal, para jogos de infantis, benjamins, traquinas e petizes, envolvendo as equipas da Academia, CF Santa Clara, Clube União 1919, Associação Granja do Ulmeiro/GDU e Académica de Coimbra.

Depois do almoço nas tasquinhas, há mais futsal, disputando-se os jogos da Taça Nacional nos escalões de iniciados e juniores.

Musicalmente, a noite estará por conta de Ruizinho de Penacova e DJ Faria.

Na segunda-feira (10), feriado, o recinto abre também às 11h00 para que o almoço possa ser degustado nas tasquinhas. À tarde, pelas 15h00, actuam os grupos Cantares de Condeixa e ComCordas, da Associação Sempre a Aprender. Após a referida homenagem aos antigos autarcas (15h30), haverá desfile da Marcha Popular da Cegonheira (Antanhol), pelas 17h30, e actuação da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa (20h00), a fechar o programa festivo.

“Apesar de ser um fim-de-semana prolongado, termos as eleições europeias e haver na região outros eventos, estamos convictos que o Dia da Freguesia vai correr bem, com a adesão de muita gente e com o devido realce para importância que o nosso associativismo e as nossas instituições merecem”, antecipa Paulo Simões.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM