A Câmara Municipal de Condeixa celebrou hoje (4), a assinatura de um protocolo de colaboração, que pretende assegurar a recolha e a reciclagem de cápsulas de café, tornando-se o oitavo município do país a aderir a este projecto.
Esta é uma cooperação dinamizada através da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), sendo o protocolo celebrado entre o Município de Condeixa e seis empresas produtoras/comercializadoras de café (Nestlé Portugal; Novadelta Lda; Massimo Zanetti Beverage Ibérica, SA; Newcoffee; UCC Coffee Spain; SLU; e JMV). O objectivo deste protocolo é assegurar a recolha e a reciclagem de cápsulas de café e, assim, agilizar o encaminhamento para o destino correcto das cápsulas usadas, recolhidas de forma selectiva no concelho de Condeixa, valorizando-se, desta forma, o elevado potencial deste resíduo.
De acordo com o protocolo, o Município de Condeixa fica responsável pela recepção das cápsulas de café recolhidas, ficando as empresas de café responsáveis por assegurar o transporte e o encaminhamento das cápsulas até ao reciclador final, onde os diferentes componentes (o alumínio, o plástico e a borra de café) vão ser devidamente separados e aproveitados, promovendo-se, assim, a redução da produção de resíduos. Neste sentido, o concelho de Condeixa-a-Nova reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e com a economia circular, permitindo aos consumidores reciclar de forma adequada as cápsulas usadas, de modo a contribuir para um futuro mais sustentável.
Recorde-se que a autarquia realiza, desde 2021, a recolha selectiva de cápsulas de café através do Eco.RUPI, o seu ecoponto móvel, ou através da entrega voluntária no Parque de Resíduos, e pretende alargar esta boa prática a estabelecimentos de ensino, no âmbito da sensibilização e educação ambiental.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM