13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Dez dias de actividades celebram Vila de Avelar de 15 a 29 de Junho

9 de Junho 2024

Música tradicional, desporto, espectáculos de dança, palestras, feira de velharias e um festival de bandas filarmónicas são algumas, das muitas, actividades previstas para os dez dias de celebração do 29.º aniversário de restituição do título de vila a Avelar, alcançada a 21 de Junho de 1995.

Pelo sétimo ano consecutivo, a junta de freguesia local organiza a Semana da Vila, com um programa que vai de 15 a 29 de Junho.

No programa comemorativo da efeméride destaca-se o passeio de avelarenses com destino a Aveiro, que se realiza logo no primeiro dia de comemorações. Para o dia seguinte (16), está prevista a realização das habituais festas em honra de Nossa Senhora da Guia, onde não falta animação de rua, actuação de vários grupos de cantares tradicionais, assim como o arranque de mais uma edição do torneio de ténis, ‘Avelar Night Open’.

Já na segunda-feira (17), realiza-se a sétima edição da caminha ‘Renascer das Cinzas’, um evento evocativo dos incêndios ocorridos a 17 de Junho de 2017, onde é esperada a participação dos personal trainers da Clínica Cinco Villas, que vão ajudar os participantes na “activação cardiovascular”.

A Assembleia de Freguesia de Avelar está marcada para 18 de Junho, e para o dia seguinte a programação sugere um espectáculo de cor, dança e muita juventude, com os alunos da Escola de Dança Cinco Villas a demonstrar o seu talento. A noite finaliza com animação e baile, ao som do teclista Fanan.

No que diz respeito a palestras, a organização preparou um momento para “reflectir Avelar”, onde será debatido o património cultural Avelarense. O momento conta com a participação dos membros da Associação Memória Avelarense.

E se Semana da Vila assinala a restituição do título a Avelar, então o dia 21 de Junho fica reservado às celebrações mais solenes, com a inauguração das obras recentemente realizadas, no âmbito do orçamento Municipal, como a requalificação das ruas dos Motólogos, Etelvina Fino, da Várzea, do Campo da Bola, das novas instalações sanitárias afectas da Mercado Municipal, e ainda alguns arranjos exteriores junto aos Campos de Ténis.

A sessão evocativa do 29.º aniversário de reelevação de Avelar à condição de vila está marcado para as 19h00, com a participação da Sociedade Filarmónica Avelarense, seguida da assinatura de vários protocolos de apoio ao associativismo.

A noite termina com a apresentação das marchas populares, interpretadas pelos alunos do 2.º Ciclo da Escola N.2 de Avelar e do Projecto Nós e (A)vós, com a participação da marcha convidada, proveniente de Maças de Dona Maria, do vizinho concelho de Alvaiázere. A noite termina com animação garantida, ao som de Nuno Santos.

Em época de festa há ainda tempo para o arranque de mais uma edição do ansiado Avelar Sunset Trail, que percorre trilhos e paisagens da freguesia. Com as energias sobrantes, dança-se, a partir das 20h00, com o DJ CasiVeiga.

A 28 de Junho “há Fado e ‘solidariedade’ na Sicó”, com o grupo Fado Infinito, e onde as receitas angariadas revertem para o Lourenço, um menino de dois anos que sofre de uma doença rara, um evento organizado pela ETP Sicó, a realizar na sede da Sociedade Filarmónica Avelarense.

E por falar em Filarmónica Avelarense, falamos também no segundo festival de Bandas ‘Vila de Avelar’, que se realiza a 29 de Junho, onde está prevista a actuação da banda local, que recebe as Bandas Filarmónicas Bidoeirense e Penelense, que encerram assim as festividades. Antes, a Praça Costa Rego recebe a tradicional Feira de Velharias e Antiguidades, com inicio marcado para as 8h00.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM