18 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Ministra da Saúde garante médicos até ao final do ano

22 de Junho 2024

A ministra da Saúde assegurou em Alvaiázere que “palavra dada é palavra honrada” e, por isso, o problema da falta de médicos no concelho será resolvido até ao final do corrente ano.

Presente na sessão solene que assinalou o Dia do Concelho, a 13 de Junho, Ana Paula Martins, garantiu não descansar “enquanto os médicos de família que combinámos trazer a esta população não estiverem cá”.

A governante adiantou que se a fase de concurso não conseguir os clínicos necessários – e que são três ou quatro – avança um modelo que envolverá uma parceria com o sector social para colmatar a falta de médicos de família, como consta do plano de emergência para a saúde, aprovado o mês passado em reunião do Conselho de Ministros.

O assunto havia sido abordado minutos antes pelo presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, que na sua intervenção criticou, mais uma vez, o processo de transferência de competências para as autarquias e lamentou que nem os incentivos propostos pelo seu executivo para atrair médicos tenha ainda surtido efeito.

O autarca pediu também à ministra um olhar “especial” aos cuidados primários de saúde, que “são o que nos vale, que tratam de nós, e que com eles vamos salvaguardar os nossos hospitais, evitando entupi-los”.

Ana Paula Martins afirmou ainda que o governo “nunca desistirá do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nunca desistiremos de transformar e investir no SNS”.

A governante desafiou ainda os autarcas a criarem planos de saúde municipais. “O que nos impede de termos planos municipais de saúde? O que nos impede de, em cima de todo este projecto que estamos a construir e que faz parte do auto de transferência [de competências], construirmos convosco um plano municipal que seja orientado para o que são as vossas necessidades e que, depois, com todos os planos de saúde municipais do país consigamos construir o nosso plano nacional de saúde?”, questionou retoricamente.

Aproveitando a cerimónia festiva e a presença de um membro do governo, a Câmara de Alvaiázere descerrou a placa de inauguração da nova sala de cinema localizada no Auditório Fernando Lopes da Casa Municipal da Cultura e apresentou o plano de acção para a certificação de destino sustentável, no âmbito do projecto ‘Sicó Outdoor Center’.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM