17 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere ganha ‘nova’ escola com obras de sete milhões e meio de euros

21 de Junho 2024

Alvaiázere vai ganhar uma ‘nova’ escola com a ansiada requalificação e modernização da Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, cujo contrato de financiamento para a empreitada, aprovado no âmbito do Investimento RE-C06-i09 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ‘Escolas Novas ou Renovadas’, vai ser hoje à tarde assinado entre a autarquia e o governo.

“Será a maior obra pública alguma vez executada em Alvaiázere”, congratula-se o presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro, que não esquece as vicissitudes de um processo que nos últimos anos tem conhecido avanços e recuos que afectaram a sua concretização.

O autarca explica que havia a expectativa de avançar com a obra logo no início do actual mandato, fruto de uma primeira candidatura submetida pelo anterior executivo, sendo o projecto na ordem dos 2,5 milhões, mas “na altura foi-nos comunicado que era um valor muito elevado e que teríamos de desistir da candidatura”.

“Depois abriu um novo aviso no final de 2022, já com outras exigências, e tivemos de reformular o projecto. O valor aí já ascendia a quase cinco milhões de euros, mas o aviso acabou por cessar sem o financiamento necessário”, conta Guerreiro, adiantando que foi possível, mais tarde, candidatar a obra no âmbito do PRR, “com mais exigências na elaboração do projecto e na construção”, elevando o valor para cerca de 7,5 milhões de euros, três vezes mais do que a estimativa inicial.

De acordo com o presidente da Câmara de Alvaiázere, “há um bloco que se vai manter, mas na prática trata-se de uma escola nova, de última geração”.

João Paulo Guerreiro espera que as obras se iniciem no decorrer próximo ano lectivo, a fim de estarem concluídas em meados de 2026, como implicam os financiamentos PRR.

Durante a intervenção na escola frequentada por cerca de 300 alunos “estarão asseguradas infra-estruturas de apoio com todas as condições para substituir o edifício em obras”, garante o autarca.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM