“Levar, trazer e partilhar”: é assim que Catarina Dinis e Elisabete Pereira, coordenadoras do projecto de job shadowing do Agrupamento de Escolas de Ansião, descrevem a iniciativa que acaba de receber dois professores provenientes de Cuneo, Itália, ao abrigo do programa Erasmus +.
Assim, ao longo de uma semana, entre 22 e 26 de Abril, os docentes italianos tiveram a oportunidade de visitar os 11 centros escolares do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), e “puderam conhecer o sistema educativo português, em termos gerais, mas acima de tudo assistir, participar e assimilar como o desenvolvimento das aprendizagens dos nossos alunos às mais diversas áreas disciplinares acontece: estratégias, metodologias, recursos”.
Mas afinal o que é isso do job shadowing? “No fundo trata-se de um intercâmbio, em que os docentes estrageiros acompanham os nossos professores, ou o contrário, com o objectivo de permitir que estes melhorem as suas competências educativas num ambiente internacional e partilhem métodos e ferramentas de ensino”, explicam as responsáveis.
“As actividades de mobilidade para docente e não docente são essenciais para desenvolver e partilhar estratégias de trabalho e potenciar parcerias em projectos Erasmus+”, considera Ermelinda Mendes, directora do AEA, uma vez que “notamos uma motivação crescente dos nossos colaboradores, e isso contribui para a contínua internacionalização da escola”.
Neste caso não são apenas os profissionais que ‘ganham’, também para os alunos “é um projecto interessante, porque permite que conheçam outros métodos de ensino”, e por vezes “acabam por perceber que em Portugal nem tudo é assim tão mau como se diz, e que temos aspectos muito positivos nos nossos métodos de ensino”, destaca.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM