19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Projecto ‘Mãos com Memória’ dá um novo colorido ao Etno Parque do Cotrofe

16 de Maio 2024

Durante dois meses e meio, foram criados mais de 1 500 quadrados em croché, em que, usando as coloridas linhas entregues pela autarquia, as 21 participantes dos Projectos da Comissão Social da Freguesia de Pombal deram asas à imaginação e criaram arte.

O trabalho que resultou do projecto “Mãos com Memória” foi apresentado durante a inauguração do Etno Parque do Cotrofe, a 27 de Abril, onde foi possível deslumbrar a beleza do trabalho colectivo.

De acordo com a edilidade presidida por Cala Longo, com a realização do projecto “foi demonstrado que o factor idade não é impedimento para um envelhecimento activo e saudável, bem como, na participação activa nas acções desenvolvidas em prol da nossa comunidade”.

O Projecto Mãos com Memória nasceu com a intenção de criar um sombreamento colorido em croché para o largo em frente ao palco do Etno Parque do Cotrofe, envolvendo assim a comunidade, de forma a dar um cunho “muito especial ao espaço que será um dos mais nobres do concelho e, sem dúvida, o parque mais completo da freguesia”.

Assim, em Fevereiro, a Junta de Freguesia de Pombal, através da Comissão Social de Freguesia, lançou o desafio às instituições da área do envelhecimento da freguesia e aos vários participantes dos Projectos desenvolvidos pela Comissão Social.

Com a iniciativa, pretendia-se “enaltecer os benefícios do croché, nomeadamente estimular a concentração, a criatividade e a socialização, e, acima de tudo, desejava que os participantes se sentissem integrados nas acções dinamizadas em prol da comunidade”.

Uma vez que “diversos estudos comprovam que o trabalho manual, como o croché, contribui para a melhoria do estado psicológico, social e imunológico na terceira idade. Os movimentos contínuos para a confecção de peças provocam relaxamento e estimulam a agilidade e destreza das mãos”.

Associaram-se a esta iniciativa, a Santa Casa da Misericórdia de Pombal, a ATLAS – Delegação de Pombal e a APRAP – Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal, a quem agradecemos a colaboração e o envolvimento.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM