19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Autarquia investe de 8,5 milhões na Escola Marquês de Pombal

10 de Maio 2024

Um investimento de 8,5 milhões de euros (ME) para a remodelação da Escola Marquês de Pombal, aprovado na reunião de Câmara de Pombal, inclui o pavilhão, que está homologado para desporto federado.

Com financiamento a 100% do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Município de Pombal aprovou hoje na reunião de executivo o projecto de 8,5 ME para a requalificação da Escola Básica (EB) Marquês de Pombal, que irá melhorar as condições de funcionamento e proporcionar maior conforto a toda a comunidade escolar.

O presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, adiantou à agência Lusa que além do enfoque nos melhoramentos ao nível dos laboratórios e da cantina, a intervenção irá dotar o pavilhão escolar das medidas oficiais para a realização de provas de desporto federado.

“O pavilhão será homologado e servirá não só a comunidade escolar como toda a população e os clubes do concelho. Isso também encareceu o projecto”, explicou Pedro Pimpão, que também referiu que a autarquia tem procurado garantir a homologação dos pavilhões escolares para haver mais espaços disponíveis a toda a comunidade de Pombal.

A EB Marquês de Pombal integra o Agrupamento de Escolas de Pombal e foi um dos estabelecimentos de ensino transferidos para o município no âmbito da descentralização de competências do poder central para o local.

A escola é um dos estabelecimentos de ensino classificados como “urgente” para reabilitação no âmbito do acordo sectorial de compromissos entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

A candidatura junta-se a outra já apresentada relativa à requalificação da Escola Gualdim Pais, também na cidade de Pombal, que terá um investimento de cerca de 5 ME, e ao projecto igualmente de requalificação da Escola Conde Castelo Melhor, com um custo que ronda os 4,4 ME, cuja obra deverá iniciar-se após o final do actual ano lectivo.

Um investimento global a rondar os 18 milhões de euros que o Município de Pombal pretende realizar.

Pedro Pimpão deixou um alerta ao Governo liderado por Luís Montenegro para ser realizado um “reforço da dotação financeira do aviso do PRR, para que todas as escolas possam ter investimento”.

“Era muito importante, sobretudo, para a nossa região. O valor que está destinado não chegará para permitir que todas as escolas que necessitam sejam alvo de intervenções, que iriam beneficiar as crianças, jovens e agentes escolares”, concluiu.

O autarca anunciou ainda à Lusa que vai avançar, este ano, com um projecto para a criação do parque verde no Carriço.

A escritura dos terrenos para a construção do parque verde de Pombal já foi realizada, revelou Pimpão, ao afirmar que a autarquia tem já o visto do Tribunal de Contas para a avançar com a obra no valor de 1,8 milhões de euros, numa área de 67 mil metros quadrados.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM