13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Aniversário dos Bombeiros Voluntários no próximo domingo “traz” três novas viaturas

17 de Maio 2024

Fundada a 14 de Maio de 1912, com o objectivo de prestar auxílio à população em situações de emergência, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal (AHBVP) prepara-se para celebrar, no próximo domingo (19), o 112.º aniversário.

Com mais de um século de existência, a instituição prepara-se para registar mais um capítulo de história: a cerimónia de aniversário será presidida pela primeira vez por uma mulher, já que Ana Cabral acaba de ser empossada como presidente da associação, perfilando-se para um mandato de continuidade, ainda que alicerçado em “novos projectos e estratégias”.

Em dia de festa benzem-se três novas viaturas, “um veículo dedicado ao transporte de doentes e duas novas ambulâncias de socorro”, revela a responsável, enquanto dá conta de que para este ano não está prevista o ingresso de novos voluntários no corpo de bombeiros, no entanto “temos no momento 12 estagiários a fazer a recruta”, felicita. O dia fica ainda marcado pela entrega de medalhas de reconhecimento aos elementos que se destacaram pelo serviço à comunidade

Questionada sobre as maiores fragilidades que encontrou no seio da AHBVP, Ana Cabral lamenta a “escassez de recursos humanos”, uma “fragilidade transversal a várias corporações de Bombeiros Voluntários”

“Sabemos que, hoje, se são Bombeiros e Bombeiras é porque gostam, têm paixão, ou adrenalina, ou um lado afectivo geracional, por esta causa, mas também sabemos que cada um, antes de ser bombeiro é um Homem ou Mulher que tem uma vida para gerir, família, expectativas de futuro”, e por isso garante que a nova direcção está “empenhada em encontrar forma de inverter este ciclo, motivando e continuando a dar estabilidade” aos soldados da paz, para que “possam permanecer connosco e vir a cativar novos elementos”.

Neste sentido, a presidente da instituição admite que “faremos chegar as suas (nossas) preocupações a quem nos governa”. Com a certeza de que “queremos continuar a dignificar os Bombeiros Voluntários de Pombal”.

“Para eles, e para as suas  famílias, nunca é demais agradecer a dedicação, sacrifício e lealdade”, remata.

[NOTÍCIAS DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM