18 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: “Passadiços do castelo” são novo ponto de atracção

4 de Maio 2024

Penela inaugurou a 25 de Abril as obras de requalificação dos acessos envolventes ao castelo da vila. A intervenção iniciada no Verão de 2020 ficou concluída mais de três anos depois e permite agora percorrer os já chamados “passadiços do castelo” com uma apreciável vista panorâmica.

Segundo o presidente da Câmara, Eduardo Santos, tratou-se de uma obra em que “tiveram de ser feitas muitas movimentações de terra para se colocar a pedra à vista, e, portanto, existiram muitas situações que tiveram de ser tratadas em obra, o que fez com que prazo da conclusão resvalasse e que só ficasse concluída no mês de Dezembro passado”.

A intervenção assentou na área envolvente ao castelo que era ocupada por circuitos pedonais e mobiliário urbano ambos muito degradados e precários, e visou dotar a envolvente daquele monumento nacional de um enquadramento “mais genuíno, mais vivo e atractivo”, e de melhores condições de espaço público e paisagístico, fomentando o seu uso através de actividades temporárias.

A requalificação, que representou um investimento de cerca de 400.000 euros, com financiamento comunitário de cerca de 80% do Centro 2020, consistiu na limpeza e correcção dos elementos que se encontravam degradados ou desajustados ao seu conjunto, criação de um percurso circundante ao castelo e o arranjo paisagístico da encosta.

A inauguração fez parte do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, cuja sessão solene decorreu na Praça do Município, ainda em obras de requalificação.

“Entendemos que seria um óptimo dia para mostrar a nova Praça do Município, que ainda está em obra, mas já dá para ter uma percepção daquilo que vamos poder ter depois de concluída”, justificou o autarca.

A obra de cerca de 1,5 milhões de euros, que reconfigura o centro da vila, deverá estar terminada nos próximos meses.

Além das habituais intervenções políticas, a sessão solene contou com a leitura de poemas por alunos do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro e a participação das filarmónicas do Espinhal e de Penela.

Durante a tarde do dia 25 decorreu, no Castelo, um arraial que incluiu almoço oferecido pela autarquia, música e animação infantil.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM