A Infraestruturas de Portugal (IP) quer lançar a terceira parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade Lisboa – Galiza, entre Soure e Carregado, em Janeiro de 2026.
“No terceiro [concurso], que será a terceira parceria [público-privada], entre Soure e Carregado, estamos neste momento a fechar os estudos prévios para os colocar em avaliação de impacte ambiental, e o objectivo é lançar o concurso em janeiro de 2026”, disse João Pereira Fernandes, da Direcção de Empreendimentos da IP.
A calendarização da IP está desenhada de forma a permitir “a denominada fase 1, que inclui a PPP 1 [Porto – Oiã] e PPP 2 [Oiã – Soure] prontos em 2030”, e a PPP 3, com mais de 120 quilómetros, “pronta em 2032”.
O prazo para serem apresentadas propostas para o primeiro troço da linha de alta velocidade, entre Porto e Oiã (Aveiro), foi dilatado de Junho para Julho, segundo um anúncio publicado em Diário da República (DR).
De acordo com um anúncio ontem (20) publicado, a data prevista para serem apresentadas propostas ao concurso público para a concessão da linha ferroviária de alta velocidade entre Porto (Campanhã) e Oiã (Oliveira do Bairro, Aveiro) passou de 13 de Junho para 02 de Julho.
O procedimento tem um valor de 1,66 mil milhões de euros, a que se podem somar 480 milhões de euros de fundos europeus, perfazendo assim 2,14 mil milhões de euros.
A linha de alta velocidade Lisboa-Porto deverá ligar as duas principais cidades do país numa hora e 15 minutos, com paragens possíveis em Gaia, Aveiro, Coimbra e Leiria. O percurso Porto-Vigo está estimado em 50 minutos.
A primeira fase (Porto-Soure) da linha de alta velocidade em Portugal deverá estar pronta em 2030, estando previsto que a segunda fase (Soure-Carregado) se complete em 2032, com ligação a Lisboa assegurada via Linha do Norte.
O concurso público para o lote 1 (Porto-Oiã) da primeira fase foi lançado em Janeiro, e o do lote dois (Oiã-Soure) deverá ser lançado em Julho. A ligação a Lisboa avançará em 2026.
Já a ligação do Porto a Vigo, na Galiza (Espanha), para depois de 2030, terá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença (distrito de Viana do Castelo).
No total, segundo o anterior Governo, os custos do investimento no eixo Lisboa-Valença rondam os sete a oito mil milhões de euros.
Lusa
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