19 de Abril de 2025 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Exposicó anima Pombal este fim-de-semana no Jardim do Cardal

17 de Maio 2024

Queijo, mel, azeite, doçaria e artesanato… No total são cerca de meia centena de expositores que vão participar na Exposicó – XXXIII Feira do Queijo Rabaçal, que este ano se realiza em pleno Jardim do Cardal, em Pombal, este fim-de-semana (18 e 19).

Muito mais que uma simples mostra de queijo, a Exposicó conta ainda com a XXIX Mostra de Vinhos Terras de Sicó, a XIX Mostra de Azeite e Mel Serra de Sicó, IX Exposição de Cerâmica Artística e da 34.ª edição do Festival de Folclore da Serra de Sicó.

Dos produtores, empresas e instituições representados na iniciativa, actualmente existem no território da Terras de Sicó três produtores de Queijo Rabaçal DOP (Denominação de Origem Protegida), no entanto, está previsto, até ao final do ano, a apresentação de mais dois novos produtores de Queijo Rabaçal DOP. Destes cinco produtores com queijo certificado, quatro tiveram apoio da Terras de Sicó.

Para além do afamado queijo, o certame conta ainda com seis expositores da área dos vinhos e quatro produtores de mel, revela a organização.

Com a dinamização do certame, “queremos trazer mais visitantes ao território”, afirma o presidente da direcção da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, Pedro Pimpão, que também preside à Câmara Municipal de Pombal.

A par do queijo Rabaçal, dos vinhos, do azeite, e do mel, a cerâmica artística e o folclore são igualmente “elementos distintivos do território”, salienta Pedro Pimpão, enquanto explica que “este evento, que este ano se realiza em Pombal, tem vindo a crescer e é hoje muito mais do que uma mostra de queijo”, realçando a importância de promover os demais produtos endógenos da região.

De resto, no programa de animação destacam-se o espectáculo de Rouxinol Faduncho, de Marco Horácio, sobe ao palco da Exposicó este sábado (18), às 21h30 e o festival de folclore, que se realiza na tarde de domingo (19) e onde estarão representados os seis municípios ligados à Serra de Sicó: Pombal, Ansião e Alvaiázere, no distrito de Leiria, e Penela, Condeixa e Soure, no distrito de Coimbra. O evento conta ainda com a visita do secretário de Estado da Agricultura, João Manuel Moura.

Recorde-se que a feira anual realiza-se rotativamente em cada um dos municípios da associação de desenvolvimento, cuja presidência é também exercida alternadamente pelos membros da Terras de Sicó.

Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal amanhã em Pombal

Pombal recebe amanhã o XXI Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, que integra a programação da Exposicó. De acordo com a organização, “será um dia de grande festa, não só por celebrarmos o Queijo Rabaçal e os produtos de Sicó, mas também por ser o momento de entronizar novos confrades e de receber dezenas de confrarias e confrades amigos”. O programa tem início pelas 09h30 com a recepção das confrarias participantes e o pequeno-almoço, servido nos claustros da Câmara Municipal de Pombal. O desfile das confrarias com seus estandartes pelas ruas da cidade terá lugar a partir das 10h30, seguido da tradicional ‘foto de família’. Para as 11h00, no Teatro-Cine de Pombal, está marcado o arranque da cerimónia capitular, sessão solene e entronização de novos confrades, terminando a jornada com o almoço-convívio num restaurante de Travasso.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM