13 de Junho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião pede políticas públicas sub-regionais para desenvolvimento territorial

18 de Maio 2024

“Este é o momento de cerrar fileiras, de congregar energias e vontades para fazer o que ainda temos para fazer”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues, durante a sessão solene que assinalou o Dia do Município, a 9 de Maio.

Para o autarca, “a exigência do momento implica também a exigência e responsável tomada de decisões e respostas, e uma disponibilidade total e permanente”, no sentido de “acertar estratégias, congregar energias e vontades para fazermos o que ainda está por fazer”.

Aproveitando a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), Gonçalo Lopes, António José Domingues, lembrou que “Ansião se integra num território de elevada acessibilidade e centralidade no sistema rodoviário principal”, no entanto, “o traçado chamado IC8, apenas tem o nome: porque lhe falta tudo o resto”.

Apesar de satisfeito com “a próxima execução da empreitada para a construção do nó desnivelado do Parque Empresarial do Camporês, investimento de cerca de cinco milhões de euros, financiados pelo PRR”, o autarca garante que em relação “ao restante traçado, continuaremos persistentemente a esforçarmo-nos para que se reconheça a sua urgente, absoluta e necessária requalificação”, e pede a “inclusão, no orçamento de Estado, de uma intenção da elaboração do estudo prévio” para a intervenção.

O autarca lembrou, ainda que “a sub-região do Pinhal Interior é, no quadro nacional e na região Centro, a que apresenta maiores desafios e riscos ambientais, naturais, sociais, económicos, e demográficos, exigindo por isso também uma resposta adequada e fortalecida”, evidenciando a “necessidade de criar um quadro de políticas públicas sub-regionais que possam reforçar a participação e o envolvimento das comunidades locais nos processos de desenvolvimento territorial e na mobilização de conhecimento, de capital e dos recursos locais”.

Opinião corroborada pelo presidente da Assembleia Municipal de Ansião, José Miguel Medeiros, que pede “novas formas de governação regional”, uma vez que “existem problemas novos e diferentes”, que “exigem respostas novas e diferentes”.

Por sua vez, Gonçalo Lopes, defende uma “coesão territorial, económica e social”, que junta os 10 municípios que integram a CIMRL, num “modelo colaborativo de partilha e optimização da massa crítica existente, potenciando recursos e competências” de forma a “encarar o futuro como uma frente unida”. Para o responsável, a CIMRL é “uma força motriz para o progresso”, que “independentemente das cores políticas, todos estamos unidos em torno de um objectivo comum: o desenvolvimento da região e a defesa dos superiores interesses da população”.

Gonçalo Lopes destaca “a construção de um território atractivo, competitivo e rejuvenescido, alavancado por um modelo de desenvolvimento que garanta o equilíbrio do crescimento económico, da preservação ambiental e da inclusão social”, onde devem ser “utilizados todos os mecanismos e recursos disponíveis, incluindo os fundos europeus, que são vitais para o futuro deste território”, assegura.

Dia do Município assinalado com distinções e homenagens

A Câmara de Ansião aproveitou a sessão solene de celebração do Dia do Município para atribuição de condecorações municipais a cidadãos, instituições, empresas e funcionários da autarquia.

Desta forma, Alexandra Arnaut, CEO da Clínica Cinco Villas e o engenheiro aeroespacial, José Rui Silva, foram agraciados com uma Menção Honrosa, pelo “inabalável empenho, compromisso e dedicação”. Com a Medalha de Mérito Municipal (ouro) foram distinguidos os empresários Américo Bispo e Stefan Friesen, o maestro António Jesus Simões e a professora Isabel Serra.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM