19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Alvaiázere: Delegação da Cruz Vermelha formaliza criação de Área Local da Juventude

7 de Maio 2024

A Delegação de Alvaiázere da Cruz Vermelha Portuguesa oficializou a constituição da sua Área Local da Juventude (ALJ) junto da Sede Nacional da Instituição.

Em nota de imprensa, a delegação alvaiazerense explica que a “criação da ALJ representa um compromisso renovado da Cruz Vermelha em envolver e capacitar os jovens da comunidade, sob a liderança conjunta das voluntárias Laura Godinho e Catarina Miguel”.

Assim, a iniciativa “vai permitir fortalecer o envolvimento dos jovens na comunidade, dando prioridade a áreas-chave, como a Saúde Mental e a Consciência Ambiental e criar projectos aptos ao apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), bem como de outros organismos públicos nacionais e europeus”.

As coordenadoras, Laura Godinho e Catarina Miguel, da recém-criada Área Local da Juventude (ALJ) em Alvaiázere, destacam a importância do envolvimento da comunidade nas actividades planeadas, onde se inclui a participação da Delegação, pelo terceiro ano consecutivo, no Projeto #OMeuSol Vive + o Verão, promovido pelo Gabinete Nacional da Juventude CVP e acções no Dia Mundial da Criança, assinalado a 1 de Junho, e no Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto).

“Este é um marco extraordinário, há muito desejado, e que faz parte de uma estratégia mais abrangente que esta Direcção definiu para a nossa Delegação, de modo a robustecer a sua presença na área geográfica de actuação e oferecer uma resposta humanitária mais abrangente para a comunidade alvaiazerense e, em particular, para grupos vulneráveis”, explica o Presidente da Delegação de Alvaiázere, Manuel Pachon David.

“A juventude é fundamental da nossa Delegação, sendo que mais de 80% do nosso corpo de voluntários tem menos de 30 anos, e deve também ter espaço e autonomia, em articulação com a Direcção da Delegação, para desenvolver actividades no âmbito das áreas de actuação que tenham por prioritárias. Cremos que, desta forma, os nossos jovens voluntários se sentirão mais valorizados, ouvidos e com a oportunidade de terem um papel mais activo na comunidade.”

O coordenador da Juventude do Gabinete Nacional da JCVP, Luís Saldanha acrescenta: “É com imenso orgulho e entusiasmo que saúdo o nascimento da Juventude Cruz Vermelha em Alvaiázere. Após terem acolhido o nosso Encontro Nacional, em 2023, este marco representa agora o compromisso formal da Delegação de Alvaiázere em contribuir para o desenvolvimento juvenil desta comunidade. Conhecemos os desafios particulares que jovens de uma comunidade do interior podem enfrentar, pelo que devemos celebrar e honrar este passo que irá indubitavelmente unir dezenas de jovens a uma causa maior. Já tive o privilégio de conhecer a equipa e reconheço pessoalmente o potencial e a vontade que os jovens voluntários desta Delegação apresentam. Que seja o início de uma Área Local de Juventude da nossa organização repleta de muitos sucessos, aprendizagens, crescimento e de espírito solidário, em prol do outro e da comunidade juvenil de Alvaiázere.”

Luís Saldanha garante que esta nova ALJ tem todo o apoio da Coordenação Nacional de Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa. “Na CVP, acreditamos profundamente na força dos pequenos gestos e na poderosa influência da esperança e da solidariedade em moldar um futuro mais digno para todos.” Umas das formas de apoiar a Cruz Vermelha a aumentar a sua capacidade de resposta no terreno passa pela consignação de 0,5% do IRS, um gesto gratuito, ao alcance de todos. “Ao preencherem o Quadro 11 do Modelo 3, Campo 1101, com o NIF 500 745 749, tornam-se parte deste movimento que muda vidas. Juntos somos +”, reforça o coordenador nacional da Juventude CVP.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM