19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Trail Pombal-Sicó promove desporto e espírito solidário a 21 de Abril

8 de Abril 2024

Desporto, natureza e solidariedade são os pilares de uma das provas mais queridas do concelho de Pombal. A 9.ª edição do Trail Pombal-Sicó volta a desafiar atletas e caminheiros a partir à descoberta da Serra de Sicó num evento desportivo que alia a promoção do território, a prática de actividade física e o espírito solidário.

Com data marcada para 21 de Abril, a prova co-organizada pela Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários de Pombal (BVP) pretende gerar rendimento para a Associação Humanitária, uma vez “100% da receita angariada reverte a favor dos BVP”.

Para este ano a organização preparou várias novidades, entre elas a introdução de uma nova distância em competição. Desta forma, a prova passa a contar com três distâncias de corrida, 30 quilómetros para o Trail Longo “Rosa Albardeira”, 18 quilómetros no Trail Curto Sprint Full Protein, prova que conta com o patrocínio directo da empresa pombalense Derovo, os dois percursos percorrem trilhos das freguesias da Redinha, Vila Cã e Pombal. A recém-criada prova de Mini-Trail conta com um percurso de 12 quilómetros, igual ao da caminhada “Da Serra à Cidade”, que percorrerá caminhos da freguesia de Pombal.

“Esta é mais uma oportunidade de, através da actividade física e de percursos que conjugam a paisagem e a cultura do nosso concelho, abrirmos o Quartel à comunidade”, enalteceu o presidente cessante da Associação Humanitária dos BVP, Sérgio Gomes, constatando que “a prova é uma mais-valia do ponto de vista financeiro” para a instituição. Ana Cabral assume agora os desígnios da instituição, com a certeza de que “este evento é especialmente importante” e por isso espera “um aumento do número de participantes”

E por falar em número de inscritos, este “tem evoluído favoravelmente” desde a primeira edição do trail, realçou Paulo Fernandes, director da prova, apontando para “um número de participantes perto dos 800”, o que reflecte o “crescimento sustentável” que a competição tem registado, e que apenas foi “abalado em tempos de pandemia”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, a iniciativa pretende não só “divertir, proporcionar um convívio saudável e promover a prática desportiva… aliada a uma boa causa, a causa dos Bombeiros Voluntários de Pombal, que desempenham diariamente um papel extraordinário de apoio à comunidade”, sem esquecer que o Trail Pombal-Sicó também “dá a conhecer Pombal de forma muito positiva”, o que “aumenta a atractividade do território” e lança o desafio “de inscrever o maior número possível de participantes”, uma vez que “são essas inscrições que ajudam a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal”, reforça.

A pombalense Sara Pedrosa e o atleta Henrique Fernandes são os padrinhos da prova, cujos objectivos passam pela promoção da prática de trail running, assim como promover e divulgar o concelho de Pombal, e a Serra de Sicó, ao mesmo tempo que sensibiliza para a preservação e conservação da Natureza.

As inscrições podem ser feitas através do portal https://lap2go.com/pt/event/trail-pombal-sico-2024 até 17 de Abril e têm um custo de 17 euros para o trail longo, 12 euros para o trail curto, 10 euros para participar no Mini Trail e nove euros para a caminhada.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM