19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Município apoia 3º festival de cinema internacional e renova apoio ao Cineclube

15 de Abril 2024

O Município de Pombal e o Cineclube de Pombal continuam comprometidos em organizar a exibição cinematográfica regular no concelho e de manterem a realização do festival de cinema internacional de curtas-metragens HaHa Art Film Festival.

O protocolo de colaboração, aprovado em reunião de Câmara, insere-se na estratégia municipal de incentivar e apoiar o desenvolvimento de acções associadas à actividade cultural, bem como o apoio aos produtores e agentes culturais do concelho, reforça a autarquia liderada por Pedro Pimpão.

A colaboração entre as duas entidades prevê a exibição de 36 sessões de cinema regular e a realização da terceira edição do HaHa Art Film Festival, previsto para o próximo mês de Outubro, sendo o único em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema de comédia.

“É de extrema importância para o crescimento da indústria e cultura do meio audiovisual apoiar novos criadores, atrair e potenciar novos públicos, promovendo o intercâmbio de experiências entre os diferentes participantes na reflexão artística da área cinematográfica”, refere a proposta aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.

No âmbito do referido protocolo de cooperação, o Cineclube de Pombal propõe-se, nomeadamente, a realizar sessões, ciclos, festivais e mostras de cinema, fomentar conversas e discussões de cariz cinematográfico; promover sessões de cinema e outras acções relacionadas com cinema em locais variados do concelho de Pombal, bem como criar, organizar e divulgar o festival de cinema internacional, com o objectivo de dinamizar e promover o contacto entre gerações, o acesso à cultura nas suas nas suas diversas expressões e o desenvolvimento de projectos artísticos emergentes.

Na edição de 2023, a organização recebeu 227 submissões que vieram de 30 países, sendo que, na selecção oficial estiveram 42 obras provenientes de vários países, como Espanha, França, Grécia, Dinamarca, Brasil, Colômbia, Israel ou Canadá.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal realça a importância da continuidade daquela colaboração com o Cineclube de Pombal que permite posicionar o nosso concelho no apoio à sétima arte, assumindo-se como uma referência em termos de promoção e dinamização cultural.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM