12 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Mercado Medieval celebra foral templário com viagem ao passado

19 de Abril 2024

As portas do Castelo de Pombal voltam a abrir-se para mais uma viagem no tempo. O tão aguardado, e acarinhado, Mercado Medieval arranca hoje (19) e estende-se até domingo (21), com a organização, a cargo do Município de Pombal, a dar conta de que “será a maior edição de sempre”.

Assim, e durante esses três dias, o edificado e zona envolvente recebem música, dança, teatro, espectáculos de fogo e recriações, entre outras actividades que pretendem fazer reviver a entrega do foral a Pombal pelo grão-mestre da Ordem do Templo, registada a 18 de Junho de 1174.

Com bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos, jograis, artífices, artesãos, mercadores, regatões e taberneiros a ocupar o espaço e a proporcionar aos visitantes uma viagem no tempo repleta de alquimia, saberes e sabores, a novidade desta edição, “a maior de sempre”, passa pelo envolvimento da comunidade, procurando desenvolver “um sentimento de pertença”, e também o alargamento do ‘souk’, o mercado árabe, que passa a ocupar mais área na mata do Castelo, revela a autarquia.

Haverá, ainda, um aumentou de momentos de animação, a cargo da “Décadas de Sonho”, onde se destaca a “Quelha das Misérias”, a recriação de uma ruela, onde estão figurantes representativos da época das trevas.

Do programa para hoje, destaca-se às 23h00, “Policeno, o Templário”, um espectáculo de fogo que decorre no interior do Castelo. No dia seguinte, sábado, à mesma hora, será promovido um espectáculo histórico alusivo aos 850 anos do Foral Templário. O evento chega ao fim, no domingo (21), às 21h00, com o espectáculo de fogo “A Chama”.

Destaque, ainda, para o investimento na participação da comunidade local, onde a a Associação de Artesãos de Pombal dinamiza as decorações medievais do Castelo, que no final do evento ficarão na posse do Município para utilização futura, reduzindo desta forma os custos de nova contratação.

Por sua vez, no primeiro dia do Mercado Medieval, está prevista a participação das turmas do 7.º ano da Escola Marquês de Pombal, “numa primeira interacção que se pretende aumentar no futuro”, reforça a edilidade presidida por Pedro Pimpão.

À semelhança de edições anteriores, o Município de Pombal coloca à disposição de todos os visitantes, uma rede de transporte público urbano (Pombus), gratuito, entre o centro da cidade (Largo do Cardal) e o Castelo, apelando à sua utilização, uma vez que o parque de estacionamento junto ao monumento estará interdito e haverá condicionamento do trânsito na Rua da Encosta do Castelo.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM