Um concerto com Bem Gil & Moreno Veloso e quatro residências artísticas são destaques entre a programação para Abril da Casa Varela – Centro de Experimentação Artística em Pombal.
A partir de hoje, a Plataforma285 finaliza em Pombal a produção técnica do espectáculo “That’ all, folk!”, que estreia na Casa Varela na sexta-feira, às 16:00, com nova apresentação no sábado, às 19:00.
Segundo comunicado do Centro de Experimentação Artística, “That’s all, folks!” revisita datas, acontecimentos e imagens que “pululam no nosso imaginário e que nos ensinam o que amar, o que odiar ou quem evitar”.
Depois, a partir de 15 de Abril, o Collectivo Serra desenvolve na Casa Varela “Dearth of a ditactor”.
Nesta performance será evocada e recriada a morte de célebres ditadores mundiais, num circuito pelo edifício, ao longo do qual serão apresentadas histórias e acontecimentos que levaram a revoltas, queda e eventual execução de déspotas.
Com produção do artista plástico Leonardo Rito e participação de artistas do colectivo Serra, de Leiria, a criação é revelada no dia 24 de Abril, das 21:30 à meia-noite.
Também em Abril, chega à Casa Varela o brasileiro Luiz Martins para, durante dois meses, desenvolver “Construturações”.
Desde São Paulo até Pombal, o artista plástico traz ideias às quais juntará outras. Da mescla resultará a nova colecção artística multidisciplinar deste criador comprometido com a união entre o primitivo e o contemporâneo e que recorre a conceitos da sociologia e da arqueologia para fazer ligações entre espaço, corpo e natureza, mas também entre o artista e o observador.
A particularidade deste exercício é que Luiz Martins vai trabalhar sempre de porta aberta, podendo o público descobrir as novas obras em exposição na Casa Varela. “Construturações” constrói-se e está visitável até 8 de Junho.
Depois das Ilhas Shetland, na Escócia, e da Noruega, a companhia de bailado contemporâneo Zone Poème, de França, prossegue em Pombal um ciclo de residências artísticas para o terceiro capítulo do projecto “Enemy”, em que se questiona o futuro da Europa.
Até 4 de Maio, Mélodie Lasselin and Simon Capelle estarão na Casa Varela para criar a derradeira parte do tríptico, em que o tema são as consequências ambientais da guerra.
A companhia francesa trabalha, pela dança, o facto de a Noruega ser agora o primeiro exportador europeu de petróleo, devido à guerra na Ucrânia, e estar a planear perfurar cada vez mais no Mar do Norte, o que afecta profundamente natureza das Ilhas Shetland.
Em Portugal, o tríptico “Enemy” será apresentado em 2025, em data a anunciar.
Pelo meio, a Casa Varela recebe o concerto de Bem Gil & Moreno Veloso no dia 19 de Abril, às 21:30. O espectáculo da dupla constituída pelos filhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso está integrado na digressão europeia dos músicos brasileiros e celebra as suas trajectórias pessoais, a liberdade, a amizade e a música.
A programação para Abril integra ainda o espectáculo “A padeira de Aljubarrota”, do Safaneta Clown, para famílias, com duas sessões no dia 20 de Abril, e a exposição “Solos metamórficos”, de Andreia Pinho, até 4 de Maio.
Lusa
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM