19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal atribui medalha de honra a Salgueiro Maia

20 de Abril 2024

A Câmara de Pombal vai atribuir, a título póstumo, a Medalha de Honra do município ao capitão de Abril Salgueiro Maia, decisão aprovada por unanimidade pelo executivo.

A deliberação reconhece a sua “exemplar conduta cívica, elevado grau de compromisso com a causa pública e por ter sido um dos principais impulsionadores da democracia em Portugal”, refere a edilidade presidida por Pedro Pimpão.

A proposta destaca a “importância que Fernando José Salgueiro Maia teve na comunidade pombalense, cidade onde viveu grande parte da adolescência e onde reuniu um grupo sólido de amigos para a vida e descobriu paixões”.

A autarquia recorda as palavras de Salgueiro Maia, que afirmou: “Pombal é talvez o local do meu segundo nascimento, pois foi aí que rompi a casca para viver noutra dimensão”.

A entrega da medalha de honra deverá ser feita à viúva, Natércia Salgueiro Maia, numa cerimónia solene a realizar a 1 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no mesmo dia em que será inaugurado um mural de homenagem a Salgueiro Maia, da autoria do artista plástico pombalense, João Ribeiro.

Antes dessa data há ainda um vasto leque de actividades a realizar no âmbito das celebrações do cinquentenário da Revolução dos Cravo: destaque para sessão a realizar amanhã (20), na Biblioteca Municipal de Pombal, que conta com a presença da jornalista Fátima Campos Ferreira em debate com o cientista social, político e cronista, António Barreto.

A programação inclui ainda exposições, performances, teatro, cinema, desporto, apresentação de livros, roteiros literários, entre outros, e é marcada por “uma grande descentralização das comemorações e uma grande participação de estruturas da sociedade civil”.

Neste sentido, a Casa Varela, recebe, na noite desta sexta-feira (19), BEMgil & MORENOveloso, um projecto que junta os filhos de Gilberto Gil e Caetano Veloso. Para 27 de Abril está agendado o concerto de Jorge Palma, para assistir no auditório do Teatro-Cine de Pombal.

Ainda no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, Pombal vai celebrar a efeméride a pedalar, numa iniciativa organizada em parceria entre o Município e o Clube de Cicloturismo de Pombal: o Passeio de Bicicletas “50 anos 50 km”, realizar-se a 28 de Abril. As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas até 23 de Abril através do formulário disponibilizado nas redes sociais dos organizadores, por telefone (968 130 525) ou cicloturismopombal@gmail.com.

25 de Abril

No dia 25 de Abril, feriado nacional, o programa comemorativo tem início pelas 9h00, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras ao som da Sociedade Filarmónica Vermoilense, tendo início meia hora depois a cerimónia evocativa da efeméride.

Pelas 11h30, no Largo do Cardal, será inaugurada a exposição “Fotografias que fizeram história”, seguida da abertura da instalação de rua “Cravos e Liberdade”, com participação da Tuna da Universidade Sénior.

Às 16h00, no Jardim do Cardal, realiza-se um concerto pelo Coro Juvenil de Santiago, São Simão de Litém e Albergaria dos Doze, seguido de um outro pela Filarmónica Artística Pombalense, intitulado “A Cantiga é uma Arma”.

Ao longo desse dia, entre as 10h00 e as 18h00, no Jardim das Tílias, a pequenada pode desfrutar da animação infantil, com insufláveis, pinturas faciais, jogos tradicionais, espaços de leitura, entre outras actividades.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM