16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal apoia com meio milhão de euros limpeza de faixas de gestão de combustível

3 de Abril 2024

A Câmara de Pombal vai transferir cerca de meio milhão de euros para as juntas e uniões de freguesias, para a limpeza de faixas de gestão de combustível, disse hoje à agência Lusa a vereadora Catarina Silva.

“Fazemos a delegação dessa competência através dos contractos interadministrativos e a transição da respectiva verba para limpeza e corte”, explicou Catarina Silva.

A autarca adiantou que a autarquia pretende sempre que este processo “esteja concluído até ao final do primeiro semestre, o mais rapidamente possível”, embora reconhecendo que, “às vezes, nem sempre isso é possível, até porque muitas das juntas também subcontratam este serviço” e ficam “dependentes da disponibilidade de terceiros”.

“As condições meteorológicas também são importantes, porque cada vez mais sabemos que podemos limpar hoje, [mas] se chover muito, essa primeira limpeza não vai ser suficiente, tem de se reforçar”, referiu Catarina Silva, garantindo que a perspectiva é que até ao dia 30 de Junho esteja tudo limpo.

A vereadora que tem, entre outros, os pelouros da Ecologia, Ambiente e Acção Climática, referiu que o município define, anualmente, quais são as faixas prioritárias de gestão de combustível de 10 metros, paralelamente à rede viária municipal, para a respectiva limpeza.

“[A limpeza] foi concebida na intenção de diminuir a velocidade do incêndio – não tendo árvores e tendo o terreno limpo, há maior probabilidade de ele diminuir. Mas até notamos muito mais vantagens, agora que já as fazemos há alguns anos, até mesmo no Inverno”, referiu.

Considerando que este processo tem uma “dupla função”, Catarina Silva notou que, “no Verão, nos incêndios florestais”, permite “uma menor velocidade no incêndio e no Inverno a queda das árvores”.

“Se não temos árvores de grande porte nos 10 metros [junto] às faixas de rodagem, elas não caem sobre a via, o que é uma vantagem”, declarou.

Este ano, a limpeza, orçada em 489.750 euros, contempla 326,5 hectares (aproximadamente 160 quilómetros de rede viária), mais 62 hectares quando comparado a 2023, ano em que o investimento foi de 390 mil euros.

“Nós vamos variando as faixas também. Nem todos os anos são as mesmas estradas a ser alvo dessa limpeza”, acrescentou a vereadora.

Os últimos grandes incêndios no concelho foram em Julho de 2022, tendo ardido 20% da freguesia de Abiul, que tem 54 quilómetros quadrados.

Então, o presidente do município, Pedro Pimpão, anunciou que os prejuízos superavam os 5,6 milhões de euros só na área agro-florestal.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM