19 de Maio de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela: Rabaçal dá a provar ‘maior queijo de Portugal’ a 28 de Abril

21 de Abril 2024

Preparem-se os amantes de queijo porque está a chegar mais uma edição do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, que este ano se realiza a 28 de Abril, na capital do Queijo Rabaçal, isso mesmo, no Rabaçal (Penela).

O dia promete ser de grande animação, e sabor, com a organização, a cargo da União das Freguesias de São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal, a preparar um leque de actividades diversificadas e adaptadas às diferentes faixas etárias. No entanto, o grande destaque continua a ser dado ao “maior queijo de Portugal, produzido a partir de mais de 500 litros de leite”, que de acordo com Maria Marmé, presidente daquela união de freguesias, “é proveniente dos rebanhos da nossa região”. O ‘senhor’ queijo, que já se encontra em processo de cura, “precisa de seis pessoas para o virar”, imagine-se o tamanho.

Mas como nem só de queijo se faz o evento, Maria Marmé explica que “o Mercado foi pensado de forma a preservar e louvar o trabalho das nossas queijeiras artesanais”, e neste sentido são esperados “perto de duas dezenas de comerciantes de queijo”, mas há mais: “há desporto e artesanato local”, e temos ainda “a presença de vários produtores locais, a representar o melhor do que por aqui se faz: o mel e o vinho, as nozes e o azeite”.

Engane-se quem pensa que o Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos é um evento direccionado apenas para os adultos: “vamos apostar na dinamização de várias oficinas, onde os mais pequenos podem ‘meter a mão na massa’ e aprender a produzir o tradicional queijo Rabaçal, dar uma ajuda ao padeiro, na confecção do pão em forno de lenha”, ou conhecer as “técnicas de pintura em mosaico”, revela a autarca com entusiasmo.

O evento, que se realiza em plena Estação Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal, recebe ainda uma tarde de cultura popular, com a realização do tradicional Festival de Folclore, onde é esperada a actuação do Rancho Folclórico do Rabaçal, de Quelfes (Algarve) de Afurada, representantes da região do Douro Litoral, o Rancho Folclórico Verde Pinho, da Alta Estremadura, e do Rancho Folclórico ‘Os Minhotos da Ribeira de Lage’, proveniente de Oeiras.

Está prevista, ainda, a actuação do Grupo de Concertinas do Mondego, e a tarde termina ao som da artista Vânia Mariza, que promete um ‘pézinho’ de dança, com a dinamização de um baile popular.

No que diz respeito à vertente desportiva, Maria Marmé dá conta da realização de uma caminhada, logo ao início da manhã, que “vai percorrer o Vale do Rabaçal, passa por Tamazinhos, Legacão e Ordem. Inicia-se em frente à sede da Junta de Freguesia do Rabaçal e termina no local onde decorre o Mercado do Queijo, na Estação Arqueológica”, esclarece. E na XIII edição do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos, nem os amantes das duas rodas foram esquecidos, com a realização de uma concentração de motas, “organizado pelo grupo 100 Segmentos, o onde são esperados mais de 200 motociclistas”.

No evento, os romanos têm grande destaque, com a realização de uma recriação histórica, a cargo do grupo Porta da Traição, adianta a autarca, enquanto dá conta de outras das novidades preparadas para o certame, “a dinamização de duas ‘tasquinhas’, onde vão ser servidos almoços, petiscos, o afamado queijo, alguns doces” e refrescos, que o tempo espera-se quente. “A organização dos espaços fica a cargo do grupo de escuteiros e do rancho folclórico locais”. Assim, não há desculpas para falhar um evento que tem tudo para “tirar as pessoas de casa”, remata.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM