7 de Outubro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Ansião: Orçamento Participativo com quatro projectos finalistas e votações até 31 de Maio

30 de Abril 2024

Em Ansião já são conhecidos os quatros projectos finalistas a concorrer à edição deste ano do Orçamento Participativo (OP). À semelhança de anos anteriores, o município ansianense vai alocar uma verba de 40.000 euros para a materialização do projecto vencedor. As votações decorrem até 31 de Maio.

Com propostas para todos os gostos e dentro dos mais variados quadrantes, no total foram quatro as candidaturas validadas pela Comissão técnica, que chegam agora à fase de votação. O projecto vencedor será anunciado entre 3 e 7 de Junho.

Apresentado por Artur Ramalho, o projecto “Comunidade Segura. Comunidade Informada”, é um dos repetenes da edição anterior do OP, com um custo previsto de 33.659 euros, define-se  como um plano que “visa permitir que a comunidade tenha assegurada em contexto de catástrofe, ou grave ocorrência, um meio de comunicação entre as autoridades e a sociedade civil que permita, de forma útil e eficiente, a transmissão de informação e/ou directivas para protecção da comunidade”.

“Estação 365 – Evento! Faça chuva, faça sol”, é outra das iniciativas a sufrágio. Com um orçamento estimado em perto de 28.000 euros, a proposta pretende apostar na “aquisição de uma tenda com a dimensão mínima 10mx20mx3m para uso em diversos eventos comunitários, culturais, desportivos e de entretenimento em todo o concelho de Ansião”. Sendo que “esta aquisição para eventos no exterior não oferece apenas protecção contra as condições meteorológicas adversas, mas também proporciona versatilidade e flexibilidade para a realização de eventos ao ar livre durante todo o ano”. Assim, “a Estação 365, terá uma montagem versátil e modelar, adaptável aos diferentes locais e estações do ano”.

Outra das candidaturas repetentes é “Ansião a Ler: +Escolhas +Digital”, com um custo estimado de 40.000 euros, propõe desenvolver-se em duas medidas” e tem como “objectivo equipar as Bibliotecas da Escola Básica n.º 2 de Avelar e da Escola Dr. Pascoal José de Mello com equipamentos móveis digitais que promovam o desenvolvimento das competências de literacia da informação, da leitura e dos media, dos alunos que frequentam estes estabelecimentos de ensino”, assim como “fomentar o gosto pela leitura, facilitando o acesso da comunidade local aos títulos da sua preferência”.

A quarta proposta a sufrágio é a “Sport Bootcamp Center”, apresentada por Bruno Martins, e “nasce da vontade em valorizar um edifício existente na freguesia de Santiago da Guarda”, a antiga Pré-Primária daquela freguesia, “reformulando-o e reconvertendo-o numa nova valência a disponibilizar à região e ao país”, com a concepção de “um Centro de Treino para desportos outdoor e/ou outros desportos que possam ocorrer no concelho e territórios limítrofes”. O projecto tem um custo estimado de implementação de 39.750 euros.

De acordo com a autarquia liderada por António José Domingues, podem votar nos projectos finalistas todos os cidadãos maiores de 18 anos, que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho de Ansião, inscritos através do site http://opansiao.cm-ansiao.pt e presencialmente, nas Juntas de freguesia ou durante as Assembleias Participativas.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM