A gastronomia da região volta a estar em destaque na terceira edição do Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego de Sicó e Queijo Rabaçal, que decorre no fim-de-semana de 13 e 14 de Abril, em Santiago da Guarda.
De acordo com David Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda, este ano “resolvemos alargar o festival e dar destaque a outro dos produtos mais característicos da região: o borrego”, que “antigamente até era mais consumido que o cabrito, por ser uma carne com preços mais acessíveis”.
Outra das novidades da edição deste ano passa pelo aumento do número de colectividades a dinamizar a zona de restauração, com a Associação Cultural e Recreativa de Promoção Social de Lagoa Parada, a juntar-se às três instituições repetentes: a Associação Cultural da Melriça, o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, Associação e do União Desportiva de Santiago. O autarca dá conta de que “os produtos utilizados na confecção das refeições serão adquiridos juntos dos produtores locais”, numa relação de “simbiose entre as colectividades e os nossos produtores e agricultores”.
Por ali, em Santiago da Guarda o cabrito e o borrego são os reis da festa, no entanto o evento conta, ainda, com uma mostra de artesanato e venda de produtos endógenos da região de Sicó, onde não vai faltar o apetitoso Queijo Rabaçal, o mel, azeite, ou o vinho.
David Rodrigues assume que “as expectativas para a realização deste evento são bastante elevadas”, com a organização a prever a “confecção de mais de 1.500 refeições durante os dois dias”, no entanto “é possível que o número cresça, uma vez que também crescemos ao nível da oferta, com o aumento da aérea da restauração”.
A receita é simples e promete proporcionar um delicioso frenesim às pupilas gustativas de quem por ali passar. A abertura do Festival Gastronómico está agendada para 13 de Abril, pelas 19h00, com uma prova de produtos endógenos e os jantares servidos nas tasquinhas (a partir das 19h30).
Já a animação musical tem início pelas 20h00 com o Grupo de Concertinas da Lousã a inaugurar o palco dos festejos abrindo alas Orquestra Improvável, que garante diversão pela noite fora.
As actividades retomam no domingo (14), com o recinto a reabrir às 10h30. Mas as tasquinhas só servem almoços a partir das 12h30 e jantares a partir das 19h00. A tarde é preenchida com animação musical, primeiro com o grupo “Klino & Amigos” (14h00) e mais tarde com o Grupo de Concertinas do Marquês.
De referir que o Festival Gastronómico do Cabrito de Sicó e Queijo Rabaçal é promovido pela Junta de Santiago da Guarda, com o apoio do Município de Ansião e das associações da freguesia.
ANA LAURA DUARTE
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM