15 de Julho de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal inaugura Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade

20 de Março 2024

A Câmara de Pombal inaugurou hoje, 20 de Março, o Gabinete de Apoio à Família e à Parentalidade para prestar ajuda de proximidade, disse à agência Lusa o presidente do município, Pedro Pimpão.

“O objectivo deste gabinete é prestar um apoio de proximidade às famílias e, sobretudo, ajudá-las em momentos de dificuldade e também ao nível da parentalidade”, afirmou Pedro Pimpão.

O autarca explicou que “existe um conjunto de apoios e de programas que podem e devem ser desenvolvidos pelo município em articulação com as várias entidades, nomeadamente com a área da saúde e com a área da educação, que podem ajudar estes jovens pais neste processo parental”.

“Este gabinete vai ter vários serviços, vai ser articulado com os nossos técnicos tanto da Unidade de Projectos Educativos como da área do Desenvolvimento Social e da Saúde”, declarou, adiantando que vai ser coordenado por uma psicóloga do município.

Entre as actividades previstas estão sessões de capacitação e de aconselhamento parental, e outras já em prática, como de potenciação do sucesso escolar.

Pedro Pimpão destacou que uma das iniciativas que considera “muito relevante” é o “Banco do Bebé, um banco de recursos para ajudar os jovens pais em equipamentos e bens de que tenham necessidade aquando da maternidade”, num “estilo de economia circular”, para permitir que possam poupar financeiramente “nesta fase importante das suas vidas”.

De acordo com o autarca, este gabinete vai também monitorizar o programa de apoio à natalidade, que prevê implementar este ano.

Pedro Pimpão salientou que o gabinete se destina a apoiar “todas as famílias”, porque a Câmara quer “ter essa abrangência naturalmente”.

“Mas percebemos que há uma necessidade crescente, sobretudo de pais com crianças que estejam ainda no sistema de ensino”, desde a creche ao ensino secundário, precisou, adiantando que aqueles passam a ter “um apoio, uma porta aberta para os ajudar”.

Por outro lado, “este gabinete também vai fazer o encaminhamento das situações que forem reportadas”, dado que o trabalho vai ser desenvolvido em articulação directa com áreas como a saúde, Segurança Social ou Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.

Num espaço junto à entrada da Escola Secundária de Pombal, o imóvel acolhe, igualmente, sugestões de iniciativas por parte dos cidadãos.

“A partir do momento em que há uma porta aberta para as famílias, também há maior disponibilidade para acolher sugestões, contributos e ideias que tenham que possamos desenvolver em Pombal, para criarmos um ambiente propício a que as pessoas escolham [o concelho] para se fixarem, é isso que queremos”, acrescentou.

Numa nota de imprensa, a autarquia referiu que esta resposta “surge no âmbito do Plano de Acção Pombal 2030, que define a estratégia de desenvolvimento do concelho de Pombal, concorrendo para o objectivo estratégico de tornar Pombal um concelho mais coeso e inclusivo”.

O gabinete tem “como destinatários potenciais famílias com crianças e/ou adolescentes dos 0 aos 18 anos, residentes no concelho de Pombal”.

Lusa


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM