22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Penela promove Quinzena Gastronómica da Chanfana

7 de Março 2024

Penela acolhe, entre 9 e 24 de Março, a Quinzena Gastronómica da Chanfana, que se realiza em sete restaurantes do concelho.

Desta forma, os amantes da boa gastronomia podem degustar a iguaria no “D. Sesnando” (Penela – alta); “Gustatio, no Duecitânia Design Hotel” (Ponte do Espinhal); “O Vintém” (Rosas, no IC3); “O Pastor” (Casais do Cabra, no IC3); “Santo Amaro” (Santo Amaro, no IC3); “Varandas do Castelo” (Penela – baixa); e “Xisto” (Praia Fluvial da Louçainha, na Serra do Espinhal).

De acordo com a autarquia liderada por Eduardo Nogueira dos Santos, “a Quinzena Gastronómica da Chanfana faz parte do compromisso contínuo da autarquia penelense em destacar a gastronomia local, proporcionando aos residentes e visitantes a oportunidade de explorar e saborear a rica e diversificada tradição gastronómica da região”.

O objectivo passa, ainda, por gerar atractividade no concelho e valorizar os produtos endógenos, explica o presidente da Câmara Municipal de Penela. Eduardo Nogueira dos Santos destaca a importância e a receptividade que evento tipo de eventos tem tido no concelho. “Na última iniciativa deste género, dedicada ao galo, tivemos quatro restaurantes aderentes. Desta vez, teremos sete”, constatou o crescimento das adesões.

Para o autarca, “estas iniciativas gastronómicas têm um enorme potencial para a projecção do concelho, para a criação de um forte sentimento de comunidade pela divulgação das tradições locais e produtos endógenos, mas também para a facturação da economia local”. Este é mais um “momento enaltecedor da gastronomia local na sua totalidade e de valorização dos estabelecimentos de restauração do concelho”, concluiu.

Recorde-se que Penela integra a Rede Cultural Terras da Chanfana, conjuntamente com os municípios da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares. Uma rede que surgiu no sentido de promover a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade dos territórios, designadamente através da sua qualificação e valorização turística.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM