22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Jovens ansianenses vencem concurso de estratégia e gestão empresarial

2 de Março 2024

Dois jovens ansianenses, Joel Calado Ramalho e Pedro Miguel Carrasqueira, em conjunto com mais três amigos, e colegas de faculdade, acabam de vencer a mais recente edição nacional do Global Management Challenge e preparam-se para representar Portugal na maior competição internacional de Estratégia e de Gestão do Mundo, que se irá realizar na Índia.

De acordo com Joel Ramalho, “a equipa é constituída por cinco amigos, todos alunos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)” e é representada por Inês Sousa, que frequenta o terceiro ano da licenciatura em Gestão e por Leonor Carreiro, Pedro Carrasqueira, Joel Ramalho e Jorge Miguel Cordeiro, do terceiro ano da licenciatura em Economia.

“A iniciativa foi-nos dada a conhecer durante uma aula, na altura achámos interessante e decidimos avançar com a inscrição”, conta ao TERRAS DE SICÓ o jovem de 21 anos. Na verdade, “já tínhamos participado no ano passado”, altura em que ficaram em 5.º lugar do pódio. Por isso, “resolvemos voltar este ano, com o objectivo de ficarmos, pelo menos, no top 3”, conta.

Na prova, este ano, participaram cerca de 480 equipas, das quais oito alcançaram a etapa final. “Já na final começámos a perceber que podíamos ganhar”, e assim foi: equipa formada por Pedro Miguel Carrasqueira e Joel Calado Ramalho distinguiu-se ao conquistar o primeiro lugar, assegurando a participação na prova final internacional.

“Ficámos muito contentes com esta vitória, até porque este concurso é muito conhecido ao nível empresarial, o que nos permite ganhar alguma experiência e dá uma força maior aos nossos currículos”, assume, de olhos voltados para o futuro.

Joel Ramalho explica que “esta competição consiste numa simulação empresarial interactiva que confere a cada equipa a possibilidade de gerir uma ‘empresa’ com o objectivo de obter o melhor desempenho do investimento para a ‘empresa’ no mercado em que se insere”.

O passo seguinte é a viagem à Índia, que deve acontecer “no final de Setembro ou início de Outubro”, e onde os cinco jovens estudantes vão disputar o título internacional. Até lá, “vamos continuar o nosso trabalho”, garante, na expectativa de trazer o prémio para território nacional.

(Pedro Miguel Carrasqueira [na foto, à esquerda] e Joel Calado Ramalho [à direita] integram a equipa vencedora da prova nacional)

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM