Criativa por natureza e contadora de histórias nata, Natércia Martins acaba de lançar o livro ‘Velhas Histórias’. A presentação da obra realizou-se a 24 de Fevereiro, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, em Condeixa, e contou com um momento musical a cargo do pombalense ‘Rapaz Improvisado’.
De acordo com a autora, a obra surge “como corolário de várias histórias que tenho escrito ao longo dos anos”, e que retractam memórias de um Portugal profundo e da sua infância, onde a avó “está muito presente”, revela. Afinal, o título, ‘Velhas Histórias’, surge emprestado de um conto desta selecção, que fala da casa da sua avó, da mesa redonda, “onde cabia sempre mais alguém”, da braseira por baixo dela e das histórias que aí se contavam.
No fundo, são páginas carregadas de “histórias risonhas, mas sentidas à flor da pele”, que transportam o leitor para uma verdadeira “viagem no tempo e no espaço”. A obra surge no seguimento de um outro livro que lançou em 2011, ‘Coisas da Vida’.
“Após o lançamento do meu primeiro livro, em 2011, continuei a escrever contos”, mais recentemente “revelei informalmente a minha vontade de lançar outro livro”, sendo que esta obra aparece “quase como uma surpresa, por parte do meu filho, António Pedro Martins, e da minha nora, Vanessa Martins, que fizeram uma selecção dos contos a publicar e trataram de toda a logística”, conta embebecida.
“São os momentos de maior silêncio que me levam à escrita”, talvez a calmaria a inspire, mas é no movimento do passado que vai buscar parte da narrativa. É esperar que o silêncio a continue a motivar…
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM