A atleta Matilde Gaspar, da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), conquistou hoje (21) a medalha de prata dos 200 metros bruços no Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, que está a decorrer na Turquia.
A jovem de 17 anos melhorou, também, o seu próprio recorde nacional, fixado agora em 3.54,78, repetindo o feito que já havia realizado nas eliminatórias. O primeiro dia da nadadora de Condeixa nesta competição incluiu ainda mais um novo máximo nacional, nos 100 metros livres, outro recorde que já detinha.
“A jovem atleta está a participar na sua segunda grande prova internacional, depois de, em Setembro do ano passado, ter estado presente no Campeonato da Europa, no qual conquistou quatro medalhas. Até ao dia 25 de Março, tem ainda previsto nadar os 50 metros livres, 50, 100 e 200 bruços e 100 mariposa”, sublinha a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra em nota de imprensa.
De referir que “com apenas 17 anos, Matilde Gaspar é a detentora dos recordes nacionais dos 50, 100 e 200 bruços e dos 100 e 200 livres, bem como recordista júnior da Europa dos 800 e 1500 livres”. A jovem, “é ainda a actual campeã nacional de Inverno e de Verão dos 50, 100 e 200 bruços”. Representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.
O XI Campeonato do Mundo de Natação Adaptada tem lugar em Antália, na Turquia. Portugal está representado por uma equipa composta por uma dezena de nadadores. Esta competição decorre integrada na segunda edição dos Jogos da Trissomia, um evento que permite a atletas com Trissomia 21 competir em provas de diferentes modalidades e disciplinas.
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM