22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Condeixa: Matilde Gaspar sai do campeonato do mundo com uma medalha e quatro recordes nacionais

25 de Março 2024

A condeixense Matilde Gaspar terminou a sua participação no Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down com uma medalha conquistada, três finais atingidas e quatro recordes nacionais batidos.

A jovem nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), de apenas 17 anos, chegou à prata nos 200 metros bruços, prova em que bateu ainda o recorde de Portugal. Estabeleceu igualmente novas melhores marcas nacionais nos 50 e 100 metros bruços (distâncias em que também conseguiu a qualificação para a final) e nos 100 livres. Nos 50 metros livres e 100 mariposa, logrou bater o seu recorde pessoal, pelo que conseguiu melhorar os seus tempos em todas provas individuais em que participou.

A atleta condeixense, que integrou ainda a estafeta mista de 4×100 metros livres, confirmou assim as boas indicações que tinha deixado na sua estreia em grandes provas internacionais, quando em Setembro do ano passado conquistou quatro medalhas no Campeonato da Europa.

Matilde Gaspar é, neste momento, recordista nacional dos 50, 100 e 200 metros bruços e dos 100 e 200 livres, bem como recordista júnior da Europa dos 800 e 1500 livres. É, ainda, a actual campeã nacional de Inverno e de Verão dos 50, 100 e 200 bruços. Representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.

O XI Campeonato do Mundo de Natação para Síndrome de Down está a decorrer até amanhã em Antália, na Turquia, sendo organizado pela Down Syndrome International Swimming Organisation (DSISO). Portugal está representado por uma equipa composta por 10 nadadores.

A natação é uma das várias modalidades desenvolvidas no âmbito da actividade da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM