O Município de Ansião preparou uma programação de luxo para celebrar os 50 anos da revolução de Abril. Das actividades propostas destacam-se concertos musicais, colóquios e arte urbana.
As comemorações arrancam já este sábado (16), com o salão nobre da Câmara Municipal de Ansião a receber a mesa-redonda “O 16 de Março e o 25 de Abril de 1974 na primeira pessoa”, onde são convidados os militares de Abril, Carlos Beato e General Manuel Monge. O evento conta com a moderação do escritor, e advogado, Prates Miguel.
Também para amanhã está marcado um concerto com Fernando Tordo. No evento, que se realiza pelas 21h30, na sala Corporate, do Centro de Negócios de Ansião, o artista faz-se acompanhar ao piano por Válter Rolo e no saxofone por Lino Guerreiro, e apresentam o espectáculo ‘50 anos de Abril: Parabéns a Nós’, de forma a lembrar que “foi com a música que este grande dia começou”.
Do programa destacam-se, também, várias actividades direccionadas ao público escolar. Desta forma, a 25 e 26 de Março, está prevista a realização, nas escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância concelhios, de leituras performativas, com Hugo Sampaio e Alice Senhorinho, que apresentam “Cantada a Liberdade Contada”. A actividade repete-se, a 6 de Abrir, desta vez em estruturas residenciais para idosos, sob o mote “As palavras de Abril”.
Para 12 de Abril está agendo o coloquio “A Liberdade tem voz e futuro, onde marca presença o Coronel Fernando Góis Moço e a Capitão Rita Silva. O evento tem lugar no Centro Cultural de Ansião, a partir das 10h00.
A 14 de Abril é chegada a vez da vila de Avelar receber o espectáculo de circo contemporâneo, “Carmim”, apresentado por Joana Carmo Martins. A iniciativa inicia-se pelas 17h00, na Praça Costa Rego.
A sala Corporate, do Centro de Negócios de Ansião, volta a vestir-se de gala a 20 de Abril, para receber o concerto musical “Tributabril”, com início às 21h30. Para o dia seguinte está agendada a apresentação do livro “Da Ditadura à Democracia”, da autoria do Coronel Armando Marques Ramos. A cerimónia acontece no auditório da Câmara Municipal de Ansião, pelas 15h30.
Pelas 21h00, de 24 de Abril, inicia-se o sarau cultural “50 anos a aprender Abril, com lugar na sala Corporate, do Centro de Negócios. No dia seguinte, as celebrações arrancam logo pela manhã, com arruada pelas ruas da vila, a cargo da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e da Sociedade Filarmónica Avelarense. Às 10h30 hasteiam-se as bandeiras, na Praça do Município, seguidas de sessão extraordinária da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril, a acontecer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ansião. Pelas 12h30 inaugura-se o monumento comemorativo do 25 de Abril, que ficara patente no Parque Verde do Nabão e a tarde fica reservada ao espectáculo comunitário “As cores de Abril”, que se realiza na Mata Municipal.
De forma a encerrar as comemorações, a 28 de Abril pinta-se um mural alusivo às temáticas de Abril, com assinatura de Jorge Santos e da comunidade.
[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]
Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox
Powered by DIGITAL RM