22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure comercial avança para ‘bairro digital’

17 de Fevereiro 2024

Soure prepara o arranque do novo Bairro Comercial Digital que vai abranger mais de 60 estabelecimentos, entre lojas de comércio local e empresas de serviços, existentes na Área de Reabilitação Urbana, e será implementado ao longo dos próximos dois anos.

“Neste período será feito um trabalho de dinamização do comércio local para promover um maior volume de vendas através de uma loja online, mais formação no digital para empresários, maior divulgação dos estabelecimentos comerciais e mais cooperação com organismos locais”, refere Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal, autarquia que, em colaboração com a Associação Empresarial de Soure, viu aprovada uma candidatura aos ‘bairros comerciais digitais’, iniciativa do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) com um valor elegível de mais de 627.000 de euros, 83% dos quais financiados.

‘Soure Comercial – Bairro Digital’ visa dinamizar e modernizar os negócios existentes na vila de Soure, através da digitalização e da promoção do comércio.

Um dos pontos centrais da iniciativa é a criação de uma plataforma de marketplace, uma loja virtual onde os estabelecimentos podem apresentar produtos e serviços, associada a cacifos com fechaduras que vão facilitar a entrega de produtos. Na prática, os clientes poderão adquirir um produto das lojas do Bairro Comercial Digital, através desta plataforma e optar por recolher na loja, receber via CTT ou recolher num dos cacifos que funcionarão 24 horas por dia, sete dias por semana.

A par disso, surgirão, nos próximos dois anos, mupis informativos e interactivos que permitirão obter informação sobre os estabelecimentos, produtos, serviços e promoções disponíveis. Serão também introduzidos novos pontos de acesso wifi, bancos inteligentes para carregamento de telemóveis e portáteis, bem como uma estratégia de comunicação e de publicidade específica, que aproximará os comércios e os visitantes do ‘bairro’.

Será também criada uma equipa técnica, cuja responsabilidade passa por acompanhar a implementação do projecto e dar apoio aos estabelecimentos comerciais, assegurando uma integração eficiente da comunidade.

“Com estas medidas o consórcio promotor do projecto tem por objectivo proporcionar a modernização do comércio local e a forma como se relacionam com os seus clientes, cada vez mais alicerçada nas novas tecnologias e no comércio digital, assim como modernizar equipamentos e espaços públicos dotando-os de maior comodidade e sustentabilidade”, salienta o autarca.

Mário Jorge Nunes adianta que “em breve serão realizadas sessões de apresentação do projecto, proporcionando uma oportunidade para comprееndеr as medidas planeadas е participar activamente na transformação digital da vila de Soure”.

O projecto foi desenvolvido “após um estudo colaborativo com consumidores e comerciantes locais, garantindo alinhamento das estratégias com as reais necessidades da comunidade”, adiantam os promotores.

Modernização do negócio

Os Bairros Comerciais Digitais visam impulsionar a digitalização da economia, apoiando a modernização dos modelos de negócio e gestão territorial. O acesso ao projecto ocorreu em duas fases, com 168 propostas seleccionadas na primeira fase e 160 candidaturas na segunda fase, resultando em 65 aprovações condicionadas ao aumento de dotação no PRR. O investimento de 52,5 milhões de euros abrange mais de 25.000 estabelecimentos de comércio e serviços, promovendo a revitalização e modernização do sector em todo o território nacional. De acordo com o governo, a iniciativa reflecte o compromisso com a digitalização do ecossistema empresarial, contribuindo para a coesão territorial.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM