29 de Fevereiro de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Carnaval das escolas sensibiliza para a importância da liberdade

3 de Fevereiro 2024

Já a pensar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Município de Soure lançou um desafio a toda a comunidade escolar, no sentido de realizar um desfile de carnaval que para além de animar a criançada de todo o concelho, será também capaz de sensibilizar os mais jovens para a importância da liberdade.

Sob o tema “Viver em Liberdade – 50 anos do 25 de Abril”, o cortejo de Carnaval que se realiza no próximo dia 9 de Fevereiro, promete trazer até às ruas da vila de Soure mais de um milhar de alunos, desde o pré-escolar até ao segundo ciclo, de todas as instituições de ensino do concelho, sejam elas públicas ou particulares.

De acordo com Gil Soares, vereador responsável pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Soure, “a temática deste desfile carnavalesco é, na verdade, o resultado de todo um trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino do nosso concelho, e que foi escolhido pelo Conselho Pedagógico”. Ou seja, “como este ano se celebram os 50 anos do 25 de Abril, quisemos, de alguma forma, associar este tema a vários eventos”. Para o responsável, “não faria sentido assinalarmos a data apenas com uma comemoração formal, sendo que desta forma, conseguimos também sensibilizar os mais pequenos para a importância da Liberdade”, assume.

O transporte de todas as crianças fica a cargo do município, “uma tarefa que envolve bastante esforço de logística, uma vez que o nosso concelho é bastante disperso, mas que vale muito a pena”, não só porque “proporcionamos uma experiencia muito positiva aos alunos, mas também para os pais e familiares, que acabam por acompanhar o desfile e enchem as ruas da vila de grande animação”.

E se “as crianças são as protagonistas”, a autarquia convidou, também, “todos os grupos de gaiteiros locais para animar o percurso”, que termina em frente ao edifício que dá corpo à Câmara Municipal de Soure, e onde estará também “um grupo de animação de rua contratado para o efeito”, No final, “todos os foliões recebem um lanche, oferecido pelo município”, de forma a recarregar baterias. Afinal, a criançada tem “total liberdade” para se divertir.

Baile na Biblioteca

No dia seguinte, a 10 de Fevereiro, a Biblioteca Municipal de Soure convida os foliões para o “Baile das Histórias”, com início marcado para as 15h30. Neste evento especial de Carnaval quem tiver a melhor máscara ganha prémios, ou melhor, as três melhores máscaras de Carnaval serão votadas pelos participantes. O baile é de entrada gratuita, no entanto é de inscrição obrigatória, que pode ser realizada através do Facebook da Biblioteca Municipal de Soure, pelo e-mail atendimento.biblioteca@cm-soure.pt ou pelo 239 501 525.

ANA LAURA DUARTE

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM