22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure: Áreas integradas de gestão da paisagem em consulta pública

20 de Fevereiro 2024

Até 8 de Março está em curso o período de consulta pública da proposta de Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) Sicó, inserida no concelho de Soure e abrangendo as freguesias de Tapéus e Degracias/Pombalinho, numa área de mais de mil hectares.

A proposta de OIGP elaborada pela Saurium Florestal – Associação Prá Floresta do Concelho de Soure, na qualidade de entidade gestora da AIGP de Sicó, está disponível, para consulta e recolha de sugestões, nas páginas de internet do Município de Soure e da Direcção-Geral do Território, além de estar acessível em papel junto da entidade gestora e nas Juntas de Freguesia, até ao próximo dia 8 de Março.

Terminado o período de recolha de contributos, a entidade gestora convoca os proprietários, titulares de direitos reais (ou quem os represente) e os produtores florestais identificados na área de intervenção para as reuniões destinadas a apresentar formalmente a OIPG e estabelecer compromissos com os proprietários interessados em aderir ao processo.

A referida apresentação está já agendada para duas sessões a 15 e 16 de Março, ambas às 16h00, nas juntas de freguesia de Degracias/Pombalinho e Tapéus, respectivamente.

Como o TEERAS DE SICÓ noticiou oportunamente, o projecto AIGP de Sicó foi criado com a finalidade de promover a gestão e exploração comum dos espaços agro-florestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio.

A escolha de Tapéus e Degracias/Pombalinho deve-se ao facto de se apresentarem como “freguesias vulneráveis”, onde a “perigosidade de incêndio é alta e muito alta, percorridas por grandes incêndios”, adiantou então Margarida Paulino, técnica da Saurium Forestal .

As AIGP são dirigidas a contextos micro-territoriais com escala adequada para uma gestão florestal activa e racional e os trabalhos a desenvolver conduzirão à elaboração de operações integradas de gestão da paisagem, que definem no espaço e no tempo, as intervenções de transformação da paisagem de reconversão de culturas e de valorização e revitalização territorial, bem como o modelo operativo, os recursos financeiros e o sistema de gestão e de monitorização a implementar.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM