18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Soure acolheu encontro de trabalho de CPCJ

23 de Fevereiro 2024

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Soure realizou esta quinta-feira (22) um encontro de trabalho para técnicos e membros de várias congéneres da região centro.

De acordo com a edilidade, na parte da manhã, decorreu a acção de formação “Equipas Sinérgicas”, ministrada pela presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), Rosário Farmhouse. Esta formação destinou-se “à promoção de estratégias que contribuam com um melhor funcionamento do trabalho equipa, assente no desenvolvimento de competências relacionais e da gestão integrada de conflitos e foco nos processos”.

No período da tarde, a CPCJ de Soure promoveu a realização de um debate/mesa redonda subordinados à temática “Pilares da Saúde Mental na Comunidade: dúvidas e (in)certezas”.

A iniciativa surge na sequência do estudo realizado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), coordenado pelo Professor José Carlos Santos, sobre a saúde mental na população escolar do Concelho de Soure, onde este estudo, que teve por base dados recolhidos através da aplicação de uma bateria de testes, a uma amostra significativa dos alunos do Agrupamento de Escolas Martinho Árias de Soure, permitiu detectar padrões de comportamento/vulnerabilidades nas crianças e jovens, que podem ser eventuais factores de risco da sua saúde mental.

Além disso, a realização deste estudo permitiu, para uma fase subsequente, apresentar propostas de intervenção que sugerem linhas de orientação para uma estratégia a integrar no Plano de Acção Local da CPCJ de Soure, visando, deste modo, a obtenção de melhores níveis de bem-estar e de satisfação, com impacto positivo na saúde mental dos alunos.

No encerramento, Gil Soares, vereador e presidente da CPCJ de Soure, reforçou a aposta do Município na intervenção e desenvolvimento social, realçando o trabalho da CPCJ na construção de um sistema de protecção e prevenção, tendo como desígnio final o bem-estar das crianças, jovens e famílias do Concelho.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM