18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal promove actividades dedicadas à Protecção Civil

29 de Fevereiro 2024

No âmbito do Dia Internacional da Protecção Civil, comemorado a 1 de marco, o Município de Pombal vai promover um conjunto de actividades a decorrer durante uma semana procurando sensibilizar os cidadãos para a importância da protecção civil.

Desenvolvido pelo Serviço Municipal de Protecção Civil de Pombal, a iniciativa tem como objectivos “a educação e sensibilização da população; reforçar a bolsa de operadores DAE (Desfibrilador Automático Externo) aumentando a segurança de todos; dotar os diversos agentes de protecção civil de mais conhecimento pessoal e profissional; e, promover o treino e mais conhecimento de infra-estruturas críticas existentes no concelho”, revela a edilidade liderada por Pedro Pimpão.

As actividades iniciar-se-ão amanhã (1), com a apresentação pública do Clube de Protecção Civil do Instituto D. João V, no Louriçal. Uma iniciativa que pretende promover e motivar a existência deste tipo de projectos em outros estabelecimentos de ensino do concelho de forma a que os jovens possam, desde novos, desenvolver e fazer desenvolver a acção de protecção civil.

No sábado (2) decorre uma acção de formação de SBV-DAE (Suporte Básico de Vida – Desfibrilhador Automático Externo), contribuindo para capacitar e aumentar a bolsa de operadores de DAE do município.

Por sua vez, no dia 5 de Março, terá lugar uma “Mass-Training Suporte Básico de Vida” destinada a todos os alunos do 9º ano dos Agrupamentos de Escolas de Pombal, Gualdim Pais e Guia de forma a dar início a um plano de educação sobre a temática junto da comunidade escolar.

Para o dia seguinte está prevista a realização de um exercício operacional tendo como palco o parque de estacionamento subterrâneo do Largo São Sebastião, no centro da cidade. Envolvendo, essencialmente, o Serviço Municipal de Protecção Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia de Segurança Pública, a acção visa o treino operacional dos agentes de protecção civil em situações de maior complexidade, bem como o conhecimento e teste aos equipamentos daquela infra-estrutura.

O programa terminará no dia 9 de Março com a dinamização de um Workshop de Primeiros Socorros Psicológicos direccionado a agentes de protecção civil, em especial aos técnicos da área da edução e da acção social, sendo estes que também todos os dias lidam, de forma precoce, com a primeira intervenção em caso de eventual ocorrência de catástrofe ou acidente grave ou até mesmo no âmbito familiar ou pessoal.

Ainda sem data definida para a sua realização, está prevista uma acção no âmbito da implementação do programa Aldeia Segura, Pessoas Seguras que pretende simular e testar o processo de evacuação e confinamento da população das aldeias, em caso de incêndio rural, devendo os habitantes deslocar-se para o ponto de encontro e abrigo colectivo previamente definido.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM