18 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal garante apoio de 600.000 euros para quatro anos de programação cultural

22 de Fevereiro 2024

O Município de Pombal acaba de garantir um financiamento total de 600.000 euros para quatro anos, correspondente a 150.000 euros anuais, para desenvolver programação cultural, no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) desenvolvida em conjunto com o Ministério da Cultura e a Direcção Geral das Artes (DGArtes).

Este financiamento decorre de uma candidatura apresentada pela autarquia liderada por Pedro Pimpão e que obteve a melhor classificação com uma avaliação global de 77%. De acordo com a edilidade, “o júri destacou alguns aspectos, tais como o plano de programação proposto, a entidade e a constituição da equipa do Teatro-Cine, a viabilidade da candidatura e os seus objectivos”.

Segundo o júri, “a candidatura apresenta forte potencial de concretização das missões e objectivos da RTCP, organizando a sua actuação com base numa oferta de qualidade, acessível através do programa dentro do teatro, mas, sobretudo, a partir da sua irradiação para uma multiplicidade de espaços alternativos, e circundantes, como sejam as juntas de freguesia ou o espaço público (fora de portas). Afirma a sua missão de apoio a artistas locais emergentes, através da oferta de condições para a sua incubação prolongada, acompanhada por um plano de mentoria. Releva a aplicação de boas práticas de acessibilidade física e intelectual, com relevo para a dimensão social, através de uma política de preços acessíveis e gratuitos, e de um programa de descentralização cultural (fora de portas)”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal sublinha a importância do apoio aprovado, uma vez que “é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na área cultural pelo Município e pelos agentes culturais locais ao longo dos últimos anos.”

Pedro Pimpão destaca ainda que “este importante feito é mais um compromisso eleitoral concretizado já que um dos objectivos assumidos com a população era o de reforçar a programação do Teatro-Cine enquanto ‘porta de entrada’ permanente da actividade cultural concelhia, potenciando a sua integração na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.”

Desta forma, “o plano de programação do Teatro-Cine de Pombal, que integra a RTCP, procura um constante encontro entre as necessidades e interesses locais e a pertinência das propostas artísticas, visando cultivar a relação entre criadores e espectadores”, realça o Município de Pombal em nota de imprensa.

Assim, “a visão programática procura inovar nas suas metodologias ao sustentar-se numa vasta rede de parcerias”; como a Artemrede, o Festival Sete Sóis Sete Luas, Cineclube de Pombal e o Teatro Amador de Pombal, de distintas escalas e tipologias, compreendendo uma oferta diversa. Desta forma, para o corrente ano de 2024, o plano de programação envolve aproximadamente uma centena de estruturas artísticas, num valor global de 554.000 euros e que reflectem diversas dinâmicas da Unidade de Cultural previstas no Plano de Actividades Municipais (PAM), como Festival de Teatro, Caminhos de Leitura, Exibição Cinematográfica e Festival Sete Sóis Sete Luas.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM