16 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Festival de Teatro regressa a 2 de Março com espectáculos nas freguesias

14 de Fevereiro 2024

O Festival de Teatro de Pombal arranca a 2 de Março com uma nova peça do Teatro Amador de Pombal (TAP), o primeiro espectáculo de uma programação que inclui 11 apresentações em 11 freguesias do concelho.

A adesão nas freguesias tem sido uma das conquistas do festival, que este ano dá mais um passo em frente rumo ao objectivo de chegar a todas os 15 núcleos que compõem o município de Pombal. Se “no ano passado chegámos a nove. Este chegamos a onze”, destaca Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal.

Para o autarca pombalense, “a cultura é um factor de coesão territorial e social” e considera que “devem existir poucos concelhos no país que conseguem ter uma programação com esta qualidade, e que envolve todas as freguesias do concelho”. Um feito “extraordinário”, que “só existe porque temos presidentes de junta que estão sensíveis para esta área e que percebem a mais-valia destas iniciativas para os seus territórios e para as suas comunidades”, destaca.

Pedro Pimpão não tem dúvidas de que “os espectáculos das freguesias trazem sempre públicos novos para assistir aos teatros, e se conseguirmos trazer novas pessoas para a cultura em geral, e para o teatro em particular, estamos a ser bem-sucedidos”. Afinal, “mais que o investimento financeiro, este é um investimento na comunidade”, realça o social-democrata.

O preço dos bilhetes varia entre os dois e os três euros, porque “vivemos tempos difíceis em que nem todos temos disponibilidade financeira para assistir a espectáculos”, apostando o município em garantir condições “para que todos ou quase todos possam ir ao teatro”, frisa o edil.

Relativamente à programação, a cidade de Pombal conta com 12 espectáculos, que se irão realizar no Teatro-Cine de Pombal, e no Mercado Municipal. E mais 11 ofertas culturais que se distribuem pelas 11 freguesias do concelho. Há humor, drama, crítica social e histórias de encantar… O melhor mesmo é não faltar.

Hoje, durante a apresentação do evento, que se estende até dia 24 de Março, Pedro Pimpão deu ainda a conhecer a recente aprovação de uma candidatura submetida pelo Município de Pombal à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, que “reconhece que o nosso trabalho é um bom exemplo nacional”, e que vai atribuir um valor de 150.000 euros por ano, durante quatro anos, para que a autarquia possa investir na cultura.


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM