22 de Abril de 2024 | Quinzenário Regional | Diário Online
PUBLICIDADE

Pombal: Concessão de sal-gema no Carriço em novas mãos

17 de Fevereiro 2024

A concessão mineira de sal-gema no Carriço, no concelho de Pombal, acaba de mudar de mãos, através da compra da Renoeste – Valorização de Recursos Naturais pela HyChem, concretizando “um processo negocial moroso e complexo, que se alongou no tempo não obstante o bom entendimento entre as partes”.

“Esta aquisição reveste-se de enorme importância para o desenvolvimento das nossas operações industriais, na medida em que a mina do Carriço vem acrescentar um elevado potencial ao nosso negócio sal”, refere Manuel Gil Antunes, administrador-delegado da HyChem, antiga Solvay Portugal, que compra a Renoeste à Bondalti Chemicals, grupo económico que detinha a empresa.

O gestor adianta que a HyChem, que tem como accionista a Algora, conta poder retomar este ano a exploração de sal-gema na mina de Matacães [Torres Vedras], “onde pretendemos instalar uma unidade de cristalização de sal”.

“Quando acrescentarmos, a prazo, a reactivação da actividade na Renoeste, ligada à incumbência atribuída pelo governo à ENSE, através da REN, de criar duas novas cavidades no Carriço, para reserva estratégica de gás natural, obteremos um volume total de produção de sal que posicionará a HyChem como principal fornecedor nacional e relevante à escala ibérica”, realça Gil Antunes.

Os imóveis e activos da Renoeste – Valorização de Recursos Naturais repartem-se por quatro freguesias nos concelhos de Pombal e Figueira da Foz (Carriço, Louriçal, Lavos e São Pedro).

A principal instalação localiza-se em plena Mata do Urso, na freguesia de Carriço, onde se situam a concessão mineira de sal-gema e os equipamentos afectos à exploração e à cristalização do sal. Esta concessão abrange uma área de 170 hectares, onde a Renoeste/Bondalti perfurou duas cavidades, e compreende seis bacias impermeabilizadas, com cerca de um hectare cada, destinadas à secagem da salmoura por evaporação.

A HyChem – Química Sustentável, S.A. é uma empresa especializada na química do hidrogénio e parceira estratégica na transição da indústria para a neutralidade carbónica.

Denomina-se por sal-gema o cloreto de sódio, acompanhado de cloreto de potássio e de cloreto de magnésio, que ocorre em jazidas na superfície terrestre. Pertence ao grupo das rochas sedimentares, mais especificamente às rochas sedimentares quimiogénicas, evaporitos, devido a ser formado por reacções químicas e é usado na indústria química no fabrico de produtos como detergentes, sabão, pasta de dente, bicarbonato de sódio, entre outros, e nas indústrias de papel e celulose.

[NOTÍCIA DA EDIÇÃO IMPRESSA]


  • Director: Lino Vinhal
  • Director-Adjunto: Luís Carlos Melo

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Armazém D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Site optimizado para as versões do Internet Explorer iguais ou superiores a 9, Google Chrome e Firefox

Powered by DIGITAL RM